Carpinteiro do Marajó vai à ONU apresentar projeto sustentável desenvolvido no Pará
Mestre Valdiley participará do painel 'Design colaborativo com comunidades tradicionais da Amazônia', ao lado do arquiteto Luís Guedes, da Gua Arquitetura; e do designer Jay Boggo
Nesta sexta-feira (20/9), um carpinteiro paraense da Ilha do Marajó estará representando o Pará no maior encontro de sustentabilidade corporativa do mundo, o SDGs in Brazil, realizado pela rede brasileira do Pacto Global da ONU, que reúne lideranças para apresentar e debater soluções para a crise climática. Carpinteiro da comunidade do Céu, em Soure, mestre Valdiley estará na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, juntamente com o representante da Gua Arquitetura, Luís Guedes, e do designer Jay Boggo, para apresentar um projeto colaborativo de carpintaria: o Pallas - Carpintaria Amazônia.
O objetivo principal da coleção produzida por meio do Pallas é gerar visibilidade para a carpintaria amazônica e renda para os profissionais participantes. Além disso, o projeto pretende financiar uma série de ações que beneficiam diretamente as comunidades ribeirinhas e promover a difusão de técnicas de carpintaria que vêm sendo documentadas pelo 'Carpinteiros da Amazônia' – outro projeto que a Gua Arquitetura vem desenvolvendo com as comunidades ribeirinhas do Pará.
VEJA MAIS
Essa experiência abriu portas para diversas parcerias com marcas como Tok&Stok, Artefacto, La Estampa, Casa Cor, +55 Design, Petlove, Lumini e, agora, com o projeto Pallas. O SDGs in Brazil acontecerá no Delegates Dining Room, na sede da ONU, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, com foco no progresso das organizações rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O evento terá a presença de convidados de destaque, como o ministro do STF Luís Roberto Barroso, que vai participar de um painel sobre novas tecnologias e sustentabilidade, e o ator Lázaro Ramos, que vai falar sobre a importância e os meios de comunicar temas socialmente invisíveis.
Encontro terá pauta de debates ampla
Entre os destaques desta edição do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, estão a divulgação do segundo ano do Relatório Ambição 2030, que traz os indicadores da estratégia formada por dez grandes movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU; e a discussão sobre a agenda ‘anti-woke’, que se opõe a uma ampla gama de questões sociais e ambientais, incluindo direitos LGBTQIA+, igualdade de gênero e étnico-racial, mudança climática, entre outros temas.
Esta edição do SDGs traz variedade de debates relacionados à agenda climática. E, a pouco mais de um ano para a COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, a Floresta Amazônica tem estado cada vez mais na pauta nacional e mundial. A bioeconomia e a inovação na região serão tema de um painel com a participação de Danilo Zelinski, head de investimentos em tecnologia para clima e floresta da KPTL, gestora de recursos focada em inovação.
O painel é um resumo do Bioeconomy Amazon Summit (BAS), evento organizado pela KPTL e o Pacto Global em Belém, em agosto deste ano, com o objetivo de fazer a ponte entre investidores e empreendedores da bioeconomia local. Jorge Viana, presidente da Apex, e Sarah Sampaio, CEO e Fundadora do Café Apuí e Amazônia Agroflorestal, também participam deste debate.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA