Atuação da Força Nacional na Amazônia Legal é prorrogada até dezembro

As ações em apoio ao Ibama reprimem o desmatamento ilegal e outros crimes ambientais

O Liberal

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação da atuação da  Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em fiscalizações na Amazônia Legal. A medida foi publicada nesta segunda-feira (1), no Diário Oficial da União e prevê a permanência dos agentes até 31 de dezembro de 2024. Em apoio ao  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a FNSP atua em operações para combater o desmatamento ilegal, incluindo incêndios florestais e queimadas, e outros crimes ambientais. 

VEJA MAIS

image MPF recomenda ação da Força Nacional no combate à invasão de Terra Indígena no Pará
Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá, no nordeste paraense, foi reinvadida por não-indígenas no último final de semana

image Força Nacional vai permanecer na Amazônia por mais 90 dias
Prorrogação foi definida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para que a FN continue atuando em três diferentes operações na região

Conforme divulgado, a medida tem validade de 275 dias. Os efetivos da Força Nacional continuarão realizando diferentes operações na Amazônia Legal, região que compreende nove estados das regiões Norte (Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso) e Nordeste (Maranhão). 

A intensificação do monitoramento e controle ambiental é um dos 12 eixos previstos no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que foi atualizado e está em sua 5ª fase. Faz parte das políticas ambientais de 2023, que estabeleceu a meta de desmatamento zero até 2030. Por medida de segurança, a diretoria da Força Nacional de Segurança Pública não divulga o contingente disponibilizado para atuar nas ações, mas cada operação segue um planejamento e recebe o apoio logístico do próprio Ibama na região.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ