Agência da ONU para Refugiados divulga dados globais sobre refugiados em Belém

Atividade voltada para jornalistas será realizada amanhã na sede do ACNUR, apresentando uma série de eventos e calendário de pautas ao longo do ano

O Liberal
fonte

A Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) realizará nesta quinta-feira (20), às 11h00, um encontro com jornalistas na sede do ACNUR em Belém para apresentar os principais dados do relatório Tendências Globais. O evento faz parte das atividades do Dia Mundial do Refugiado, comemorado em 20 de junho.

VEJA MAIS

image População migrante, refugiada e apátrida soma mais de 5 mil no Pará
Capital paraense vive momento de estruturação para receber quem precisa de proteção internacional

image Indígenas Warao refugiados em Belém serão cadastrados em programa habitacional
Medida se deu após ofício expedido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) à Secretaria Municipal de Habitação de Belém (Sehab)

Além da apresentação dos dados, o ACNUR divulgará um calendário de pautas para cobertura jornalística ao longo de 2024, abordando temas locais, nacionais e globais. O destaque do evento é o seminário “Mudanças Climáticas, Deslocamento e Direitos Humanos: contribuições à elaboração de políticas públicas”, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho, com a participação de representantes do ACNUR e de governos federal, estadual e municipal, além de outras instituições.

O encontro será realizado no escritório compartilhado das Nações Unidas em Belém (Av. Nª Sra. de Nazaré, 871), das 11h00 às 12h30, e será conduzido pelo oficial de comunicação do ACNUR, Miguel Pachioni. Inscrições devem ser confirmadas pelo email: pachioni@unhcr.org.

Atuação do ACNUR em Belém

Desde abril de 2019, o ACNUR está presente no Estado do Pará para apoiar autoridades municipais e estaduais na resposta humanitária ao aumento da chegada de refugiados e migrantes venezuelanos, especialmente indígenas da etnia Warao. A atuação do ACNUR em Belém inclui sensibilização e defesa, fortalecimento de capacidades em proteção a refugiados e solicitantes de refúgio, e apoio técnico e operacional em proteção e meios de vida.

O ACNUR adota uma metodologia de proteção de base comunitária, desenvolvendo ferramentas de comunicação culturalmente sensíveis para fortalecer os núcleos familiares indígenas, fornecendo informações necessárias para sua integração nas comunidades de acolhida.

Em 2024, o tema do Dia Mundial do Refugiado é “Esperança longe de casa: por um mundo inclusivo com as pessoas refugiadas”, refletindo a busca por soluções para a integração de refugiados nas sociedades de acolhida, promovendo sua inclusão e oportunidades para contribuírem para o desenvolvimento local.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ