Abaetetuba recebe Usina da Paz com mais de 70 serviços gratuitos
Novo complexo oferece atendimentos em saúde, educação, esporte e lazer, beneficiando 160 mil moradores

O município de Abaetetuba, no nordeste do Pará, agora conta com uma Usina da Paz. A 12ª unidade do programa foi inaugurada neste sábado (29), sendo a primeira da Região de Integração Tocantins. O espaço oferecerá mais de 70 serviços gratuitos para a população, abrangendo áreas como saúde, educação, esporte, lazer e qualificação profissional.
A estrutura moderna e acessível foi projetada para transformar a vida dos moradores, promovendo inclusão social e oportunidades de estudo e trabalho. Durante a inauguração, o governador Helder Barbalho destacou a importância da Usina para a cidade. “Hoje é um dia em que se abrem as portas do maior programa social da América Latina em Abaetetuba. Um programa que nos traz orgulho de ser genuinamente paraense, construído para os paraenses, e que vai trazer para esta cidade a experiência extraordinária da transformação social.”
A vice-governadora Hana Ghassan reforçou que a Usina representa mais do que um espaço físico, sendo um local de oportunidades. “Mais do que estrutura, a Usina da Paz representa cuidado com as pessoas, representa oportunidades para todas as famílias que, a partir de hoje, vão poder ter acesso a esporte, educação, cultura e a muitas outras atividades”, afirmou.
A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, celebrou a chegada da Usina e o impacto positivo que trará para a população. “A Usina da Paz é uma fábrica de talentos, e são essas oportunidades que geram riqueza e cidadania”, disse.
Parceria para o futuro
A construção da Usina foi realizada em parceria entre o Governo do Pará e a empresa Vale, em um terreno cedido pela Prefeitura de Abaetetuba. O complexo conta com diversas instalações, incluindo salas de atendimento médico e odontológico, espaços para cursos profissionalizantes, biblioteca, teatro, ginásio poliesportivo e piscina.
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, destacou que a chegada da Usina marca uma nova fase para o município. “Seguiremos trabalhando para que a Usina possa ser uma referência em serviços e atendimentos à comunidade”, afirmou.
Moradores como Ana Rodrigues já percebem o impacto positivo da iniciativa. “Este é um projeto de fundamental importância, que vai ajudar muito, principalmente para as crianças”, disse. Já a estudante Maria Benedita Lobato ressaltou os benefícios para a juventude. “Nossos filhos vão ter lazer, esporte. Não vão ficar na rua, nem na internet”, comemorou.
Expansão do programa
As Usinas da Paz fazem parte do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), criado pelo Governo do Pará para promover inclusão social e reduzir a violência. Desde 2021, as unidades já realizaram mais de 8,5 milhões de atendimentos à população e contribuíram para uma queda de até 90% nos índices de criminalidade nas regiões onde foram implantadas.
Com a nova unidade em Abaetetuba, o Pará agora conta com 12 Usinas da Paz em funcionamento. Além das cinco em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem), há unidades em Ananindeua, Marituba, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
A expansão contínua: outras 25 unidades estão em construção em diversos municípios do estado, ampliando o acesso da população a serviços essenciais e promovendo mais qualidade de vida.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA