Ucrânia diz que Rússia sequestrou vice-chefe da Usina de Zaporizhzhia
Valeriy Martynyuk está detido em local desconhecido, afirma Energoatom
Um vice-chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia na Ucrânia, ocupada pela Rússia, foi sequestrado por forças russas e está detido em um local desconhecido, disse nesta terça-feira (11) a empresa estatal de energia nuclear da Ucrânia Energoatom. As informações são da Agência Brasil.
A Energoatom informou, em um post no aplicativo de mensagens Telegram, que o funcionário, Valeriy Martynyuk, foi apreendido na segunda-feira (10). O Ministério da Defesa russo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
VEJA MAIS
A empresa estatal pediu ao chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, que tome "todas as medidas possíveis" para ajudar a libertar Martynyuk. A AIEA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Grossi se encontraria com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (11), segundo o Kremlin.
O incidente ocorre após a detenção do então chefe da usina, Ihor Murashov, em 1º de outubro. Grossi anunciou sua libertação em 3 de outubro, e depois a AIEA disse que Murashov não retornaria às suas funções como chefe da usina.
A maior usina nuclear da Europa foi capturada pela Rússia nos primeiros dias da invasão da Ucrânia, mas ainda é operada por funcionários ucranianos.
(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA