Tik Tok poderá ser proibido nos EUA; entenda
Câmara dos EUA analisa projeto que pode proibir aplicativo
O TikTok poderá ser proibido nos Estados Unidos caso o Legislativo do país aprove um projeto de lei que obriga a desvinculação da rede com a ByteDance. O PL deve ser votado nesta quarta-feira (13).
De acordo com o projeto, o TikTok seria proibido nas lojas de aplicativos dos EUA, a menos que a plataforma fosse desvinculada da empresa-mãe ligada à China, a ByteDance.
Os parlamentares que apoiam o projeto argumentaram que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional porque o governo chinês pode usar suas leis de inteligência contra o ByteDance, forçando-o a entregar os dados dos usuários de aplicativos dos EUA.
VEJA MAIS
A medida requer cerca de dois terços de votos para aprovação, mas deve passar com amplo apoio bipartidário. Por outro lado, a tramitação no Senado ainda não está clara.
Para o TikTok, a lei é um ataque ao direito constitucional à liberdade de expressão dos usuários. A plataforma lançou uma campanha no próprio aplicativo para que os usuários convoquem os representantes políticos para se opor ao projeto.
A conta daria à ByteDance cerca de cinco meses para vender o TikTok. Se isso não acontecer no prazo determinado, torna-se ilegal para os operadores de lojas de aplicativos, como a Apple e o Google, disponibilizá-lo para download.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA