Universal ameaça remover músicas do TikTok
A falta de uma renovação de contrato pode fazer o TikTok perder o direito de utilizar músicas e videoclipes nas publicações da rede social
O TikTok pode perder o direito de utilizar músicas de artistas da Universal Music Group (UMG). A gravadora informou na terça-feira (30) que o seu acordo com a rede social não foi renovado.
VEJA MAIS
Segundo a companhia global da indústria musical, o TikTok não atendeu a compensações apropriadas para artistas e compositores da UMG. Esse impasse foi um dos problemas que fizeram a gravadora não renovar o contrato de direitos autorais.
De acordo com um porta-voz da gravadora, todas as músicas de artistas da UMG serão removidas do TikTok quando o acordo expirar nesta quinta-feira (1).
Em uma carta direcionada à comunidade de artistas e compositores, a UMG declarou que o TikTok tenta “construir um negócio baseado em música, sem pagar o valor justo pela utilização desse material”.
A Universal também declarou que a rede social quer pagar apenas uma “fração da taxa” para os músicos e compositores. Este valor seria muito abaixo do que as principais plataformas do ramo pagam atualmente.
Em resposta, o TikTok declarou à Reuters que as informações da UMG são falsas e ainda alegou que as ações da companhia não estavam alinhadas com o interesse dos artistas de música e os fãs.
O último acordo entre as duas empresas ocorreu em fevereiro de 2021, o que permitia que o usuário utilizasse músicas e clipes dos artistas vinculados à UMG dentro da rede social.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA