Rússia envia navios de guerra para o Mar Negro, na costa da Ucrânia
O anúncio é feito um dia após o ministro da Defesa ucraniano informar que o país vai realizar dez dias de exercícios militares
Seis navios de guerra russos serão enviados para o Mar Negro. Ao menos um deles, o Minsk, já foi visto passando pela cidade turca de Canakkale nesta terça (8). Toda a costa da Ucrânia está voltada para o Mar Negro — inclusive a Crimeia, região que a Rússia invadiu e tomou dos ucranianos em 2014. As informações são do G1 Mundo.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os navios serão enviados para exercícios navais que já estavam pré-planejados. Porém, a movimentação foi anunciada um dia após o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, informar que o país vai realizar dez dias de exercícios militares, com drones e mísseis antitanque, em resposta às atividades das tropas russas em Belarus.
VEJA MAIS
Além disso, nesta terça, soldados americanos começaram a desembarcar na Romênia, país que é o membro da Otan mais próximo da área de tensão, faz fronteira com a Ucrânia e tem saída para o Mar Negro.
Oleksii Reznikov afirmou que os soldados estão constantemente realizando exercícios militares, mas a partir de quinta-feira (10) começarão a usar drones Bayraktar e mísseis antitanque Javelin e NLAW fornecidos por aliados estrangeiros.
A Rússia já reuniu mais de 100 mil soldados perto da fronteira com a Ucrânia, mas nega que vá invadir o país e diz que quer apenas que os países ocidentais respeitem sua "área de influência".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA