Rússia ataca portos da Ucrânia após suspender acordo de exportação de grãos
Bombardeios ocorreram entre a noite de segunda-feira (17) e madrugada desta terça-feira (18)
Portos da Ucrânia foram bombardeados por forças russas entre a noite de segunda-feira (17) e madrugada desta terça-feira (18). De acordo com a Força Aérea ucraniana, foram usados drones e mísseis balísticos para atingir alvos nas regiões sul e leste do país. Ainda não há informações sobre feridos.
O ataque ocorreu um dia depois da Rússia se retirar do acordo que permitia que a Ucrânia exportasse grãos para países mais pobres. Mediado pela Organização das Nações Unidas e pela Turquia, o pacto permitiu que navios ucranianos que trafegassem pelo corredor humanitário no Mar Negro não seriam atacados.
VEJA MAIS
Ataques
Entre os alvos atacados na noite desta segunda e madrugada de terça, está uma instalação do porto de Mykolaiv, que pegou fogo ainda na noite de segunda-feira (17). Segundo autoridades locais, o incêndio foi rapidamente controlado, sem deixar feridos.
O porto de Odessa também foi alvo de ataques, sofrendo danos. A Ucrânia informou que os estragos foram provocados por destroços de artefatos russos abatidos. Algumas casas também foram atingidas.
Tanto o porto de Odessa quanto o de Mykolaiv possuem acesso ao Mar Negro, por onde os ucranianos exportam grãos. Alertas de ataque aéreo foram emitidos em várias regiões do país e o sistema de defesa foi acionado para repelir os bombardeios, principalmente na região de Odessa.
A Rússia também acusa a Ucrânia de promover ataque contra uma ponte na península da Crimeia, que foi anexada pelo governo de Moscou em 2014. Duas pessoas morreram nesse bombardeio.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA