Presidente da Ucrânia sobe o tom e critica resistência à entrada do país na Otan

Para Volodymyr Zelensky será "um absurdo" se a aliança militar não oferecer candidatura à Ucrânia

O Liberal
fonte

Com a expectativa de que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) adie a abertura da candidatura para Kiev para entrar na aliança, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, subiu o tom contra os países membros do bloco. Nesta terça-feira (11), ele afirmou que será "um absurdo" se a aliança militar não oferecer ao seu país a candidatura.

Estados Unidos e outros países membros da Otan resistem à entrada da Ucrânia por considerarem que isso poderia elevar os riscos de uma terceira guerra mundial. “Se a guerra está em andamento, estaremos todos em guerra contra a Rússia se a Ucrânia entrar na Otan agora”, declarou o presidente americano Joe Biden. Zelensky não escondeu a decepção com o posicionamento de seu maior aliado no Ocidente.

Os líderes de todos os países que fazem parte da aliança militar estão reunidos na Lituânia para uma das principais cúpulas do bloco, que vai avaliar a entrada da Suécia e da Ucrânia na aliança.

VEJA MAIS

image 500 dias de guerra: Zelensky desafia Rússia e reivindica coragem do povo ucraniano
Vídeo publicado pelo presidente da Ucrânia mostra uma visita à ilha das Serpentes, no mar Negro, que se tornou um símbolo da resistência ucraniana durante o conflito

image EUA confirmam envio de bombas de fragmentação à Ucrânia; veja o que são
Secretário-geral das Nações Unidas deixou claro que é contrário ao emprego dessas armas

image 'Decisão muito difícil da minha parte', diz Biden sobre envio de munições de fragmentação à Ucrânia
Joe Biden, presidente dos EUA, autorizou o envio das munições

image Ataque a restaurante na Ucrânia deixa ao menos 10 mortos e mais de 60 feridos
Bombardeio ocorreu em Kramatorsk, na noite desta terça-feira (27). Três crianças estão entre os mortos, incluindo um bebê que nasceu no ano passado

Para entrar na Otan, um país deve seguir vários requisitos e aguardar a votação por unanimidade dos países membros, em um processo que pode levar até dois anos. Porém, a legislação do bloco possibilita uma forma de ingresso com caráter de urgência, se todos os sócios estiverem de acordo. Nessas situações, como ocorreu com a Finlândia após o início da guerra na Ucrânia, o ingresso de um país pode ocorrer em poucos meses.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO