Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky é a pessoa do ano de 2022 do 'Financial Times'
Jornal citou a decisão de Zelensky de permanecer no seu país no início da guerra com a Rússia, apesar da oferta de evacuação dos Estados Unidos
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, de 44 anos, foi indicado nesta segunda-feira pelo jornal britânico Financial Times como a “pessoa do ano de 2022”. Segundo o jornal, o ucraniano “ganhou um lugar na história por sua extraordinária demonstração de liderança e fortaleza”. As informações são do Poder 360.
Entre os feitos, a publicação cita a decisão de Zelensky de permanecer no seu país no início da guerra com a Rússia, em fevereiro deste ano. Segundo o texto, não “aceitar uma oferta de evacuação dos Estados Unidos” foi um dos “momentos mais consequentes da guerra, galvanizando os militares da Ucrânia”. As informações são do Poder 360.
VEJA MAIS
Para o Financial Times, o presidente ucraniano passou a “incorporar a coragem e a resiliência do povo em sua luta contra a agressão russa”. Em entrevista ao jornal, Zelensky afirmou: “Sou mais responsável do que corajoso… Eu simplesmente odeio decepcionar as pessoas”.
A guerra entre Ucrânia e Rússia já provocou a morte de quase 13 mil soldados ucranianos, segundo Mykhailo Podolyak, assessor de Zelensky.
O chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, general Mark Milley, informou em novembro que até 40 mil civis ucranianos foram mortos ou feridos no conflito. Do lado russo, o número passa de 100 mil soldados mortos ou feridos na guerra até agora.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA