Opositor de Putin, Alexei Navalny é condenado a mais 19 anos de prisão: ‘Gangue de traidores’
Navalny já cumpria uma pena de 11 anos e meio de prisão por fraude e outros crimes; perfil do opositor nas redes sociais estimula a resistência dos russos
Um dos principais opositores ao governo de Vladimir Putin, Alexei Navalny, foi condenado a mais 19 anos de prisão, considerado culpado em diversos crimes como financiamento de atividades extremistas e terrorismo. Ele já cumpre uma pena de 11 anos e meio de prisão por fraudes e outras acusações.
VEJA MAIS
Navalny ganhou notoriedade por conta de suas denúncias em casos de corrupção envolvendo empresas estatais da Rússia. Nas conta do Instagram de Navalny a seguinte mensagem foi publicada:
“Eles querem assustar você, não a mim. E destruir a sua vontade de resistir. Você está sendo forçado a desistir de sua Rússia para uma gangue de traidores, ladrões e canalhas que dominaram o poder. Putin não deve atingir seu objetivo. Não perca sua vontade de resistir”
Aos 47 anos, Navalny não é o primeiro opositor a ser preso recentemente. Vladimir Kara-Murza foi condenado a 25 anos de prisão por traição e outros crimes após se posicionar contrariamente à Rússia na guerra contra a Ucrânia.
O julgamento ocorreu na colônia penal IK-6, próxima de Moscou. Segundo informações do portal Metrópoles, Navalny terá poucas liberdades durante sua prisão, como ver a família e receber encomendas apenas uma vez por ano, sempre andar de cabeça abaixada e não falar com outros detentos.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA