Milhares de batismos são invalidados após erro de padre; religioso deixou a igreja

Troca de palavras ao celebrar o sacramento causou o problema e invalidou os batismos

Emilly Melo

Um padre renunciou ao cargo na paróquia em que atuava, no estado do Arizona (EUA), após o Vaticano invalidar milhares de batismos celebrados por ele durante 20 anos

A investigação aponta que o reverendo Andres Arango, da paróquia de São Gregório, em Phoenix, usou a frase "Nós te batizamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" em milhares de celebrações ao longo de duas décadas, explicou o bispo da região, Thomas J. Olmsted, em uma carta pública. O problema está no plural: o correto, segundo a Igreja, é "Eu te batizo".

VEJA MAIS

image Padre paraense que fazia exorcismo é proibido de atuar; entenda
O religioso fez um desabafo nas redes sociais sobre a sentença da cúria e afirma não saber o motivo

image Padre de Rio Maria desaparece após embarcação virar em represa de Floresta do Araguaia
A Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia divulgou comunicado sobre o acidente e pede orações para o religioso ser encontrado com vida

image Padre que compartilhou vídeo pornô em grupo deixa Paróquia após fiéis pararem de pagar dízimo
O padre reafirmou que não enviou o vídeo pornô para grupo de propósito

"Não é a comunidade que batiza uma pessoa. É Cristo, e apenas Cristo, que preside todos os sacramentos", escreveu Olmsted.

O bispo esclareceu que a Igreja alertou recentemente que os batismos não são válidos quando mudada para o plural e que "mesmo padres não podem adicionar, remover ou mudar nada na liturgia por conta própria".

Olmsted diz não acreditar que Arango tenha cometido o erro de forma intencional. O padre deixou o cargo no início de fevereiro e escreveu uma carta aos fiéis pedindo desculpas. O padre afirmou que vai se dedicar "em tempo integral a ajudar a remediar o ocorrido".

"Me entristece saber que realizei batismos inválidos durante todo o meu ministério como sacerdote, usando regularmente uma fórmula incorreta. Lamento profundamente meu erro e como isso afetou muitas pessoas."

O bispo Olmsted pediu que os fiéis batizados por Arango procurem a diocese para receber orientações. Como o batismo é o primeiro de todos os sacramentos, algumas pessoas provavelmente precisarão repetir outros sacramentos, como o casamento.

*Emilly Melo, estagiária, sob coordenação de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO