Médico alerta sobre contágio após flagrar infectado com varíola dos macacos em metrô na Europa
'O homem entra no metrô completamente crivado de ferimentos da cabeça aos pés, incluindo as mãos', afirmou o profissional de saúde
Um médico fez um alerta sobre o contágio após flagrar um homem infectado com varíola dos macacos em um metrô de Madri, na Espanha. O profissional tirou uma foto e questionou o passageiro, que tinha sinais na pele, sobre a doença.
“Quantas pessoas ele pode deixar doentes??? Não faço ideia”, afirmou Arturo Henriques em uma publicação no Twitter. “Agora eu vou no metrô tentando me equilibrar, sem tocar em nada, e muito menos me sentar”.
VEJA MAIS
O médico também afirmou que não pretendia postar nada sobre o caso, mas refletiu e achou melhor explicar a história por trás da imagem, registrada durante o “auge do contágio” no país.
“O homem entra no metrô. Completamente crivado de ferimentos da cabeça aos pés, incluindo as mãos. Eu vejo a situação e também vejo as pessoas ao meu redor como se nada estivesse acontecendo. Tornei-me uma KAREN, aproximei-me do homem com prudência e questionei o que ele estava fazendo no metrô se ele tinha V [varíola] dos macacos. A resposta dele: sim. Eu tenho isso, mas minha médica não me disse que eu tinha que ficar em casa. Basta usar uma máscara”, contou Arturo, chocado com a reação do passageiro.
O profissional disse ter alertado o passageiro sobre o perigo que as lesões apresentavam aos demais.
“Digo a ele que as lesões que ele tem pelo corpo são as mais contagiosas. Que eu sou médico e que possivelmente ele não entendeu todas as indicações de sua médica de família”, relatou.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA