Mais de 1 milhão de pessoas protestam contra extrema direita na Alemanha, que discute banir partido

Neste final de semana, em diferentes cidades alemãs, diversas pessoas foram às ruas protestar contra o partido Alternativa para a Alemanha (AfD)

Lívia Ximenes
fonte

Mais de um milhão de pessoas foram às ruas na Alemanha durante três dias seguidos para protestar contra a extrema direta. Uma reunião secreta do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), com neonazistas e empresários, sobre a expulsão em massa de imigrantes causou revolta em moradores do país. Cerca de 35 mil pessoas se reuniram em Frankfurt no sábado, 20. Hannover, Berlim, Munique, Colônia, Dresdeb, Leipsig e Bonn também foram cidades alemãs convocadas ao ato.

VEJA MAIS

image Justiça da Alemanha inocenta brasileiras que foram presas com drogas após terem malas trocadas
Processo contra Kátyna Baía e Jeanne Paolini foi concluído e a investigação encerrada definitivamente

image Familiares de reféns do grupo terrorista Hamas invadem sessão do Parlamento de Israel; assista
No protesto, eles pediram que os legisladores tomem medidas para tentar libertar os prisioneiros mantidos em cativeiro

image Tenista interrompe partida do US Open após fala nazista de torcedor; veja
O alemão Alexander Zverev parou a partida imediatamente ao ouvir frase e avisou ao árbitro; torcedor foi identificado e retirado do local

“Fora nazistas”, “Nazis, não, obrigado” e “Parece que estamos em 1933, proibição do AfD já!” são apenas uma das diversas frases ditas pelos protestantes. O AfD entrou no Parlamento alemão em 2017, está em segundo lugar nas pesquisas eleitorais e tem ganhado força no leste do país. A possibilidade do Tribunal Constitucional banir o AfD tem sido discutida por políticos alemães, que planejam apelar ao órgão para a saída do partido.

Os protestos contra o partido iniciaram após informações sobre uma reunião secreta em Potsdam virem à tona no dia 10 de janeiro, divulgadas pela organização de jornalismo investigativo Correctiv. Membros do AfD, neonazistas e empresários estiveram presentes na reunião junto ao austríaco Martin Sellner, pessoa de destaque no movimento identitário nacional. Sellner apoia a “grande substituição”, teoria da conspiração que afirma a existência de um complô de imigrantes não-brancos substitutos da população branca “nativa” da Europa.

René Springer, representante da AfD em Brandemburgo, declarou no X (Twitter): “Vamos devolver os estrangeiros à sua terra natal. É uma promessa. Para mais segurança, mais justiça e para preservar a nossa identidade. Para a Alemanha.” A vice-líder do AfD, Alice Widel, falou que apenas aqueles que possuem cidadania alemã são parte do 'seu' povo. “Exatamente por isso que o passaporte alemão não deveria ser açoitado por qualquer pessoa”, apontou.

image Homem é espancado após fazer saudação nazista em show da banda Sepultura; vídeo
Polícia está investigando caso de suposta apologia ao nazismo e ato racista em show do Sepultura que ocorreu no última dia 8 de julho

image Brasileiro é encontrado morto em lago na Alemanha; família pede ajuda para trazer corpo
Familiares de Alexandre de Oliveira precisam arrecadar R$ 80 mil para repatriar o corpo. Polícia da Alemanha ainda investiga a causa da morte

image Moradores fecham rua Coronel Luís Bentes, no Telégrafo, em protesto contra lixo e entulho
População queimou pneus e pedaços de pau para interditar a via

Políticos alemães, ministros da coalizão centro-esquerda e chanceler Olaf Scholz estiveram presentes nos protestos. Para o vice-ministro de Relações Exteriores Robert Habeck a eliminação do AfD poderia causar danos maiores e retroalimentar a fúria dos eleitores, fazendo-os dar novas vestes às ideias.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO