Líder do Hezbollah afirma que responsabilidade pelo ataque do Hamas foi '100% palestino'

Hassan Nasrallah disse que seu grupo não sabia dos planos do grupo aliado, mas elogiou a estratégia usada nos ataques e não descartou a possibilidade de um conflito mais amplo na região

Kamila Murakami
fonte

No primeiro discurso, desde o começo da guerra, a principal liderança do Hezbollah, Hassan Nasrallah, alegou que o ataque do Hamas contra Israel, em outubro de 2023, foi de responsabilidade “100% palestino” e que seu grupo, no Líbano, não sabia dos planos extremistas. Conforme as palavras de Nasrallah, o ataque causou um “terremoto” no país e trouxe à tona a fraqueza da nação. 

“A operação de 7 de outubro foi planejada em total sigilo, mesmo outras facções não tiveram conhecimento dela, muito menos movimentos de resistência no estrangeiro”, afirmou. 

VEJA MAIS 

image Israel sofre ataque de foguetes disparados do sul do Líbano
Até o momento1.700 pessoas, entre palestinos e israelenses, morreram no confronto violento entre o Hamas e o exército israelense, que chega ao 4º dia consecutivo

image Hezbollah mata uma pessoa e deixa três feridas, neste domingo; Israel isola fronteira com o Líbano
Ação pode gerar contra ataque em massa ao grupo terrorista

Ainda segundo Hassan Nasrallah, a decisão do Hamas foi certa e "veio no momento certo". Ele ainda elogiou a estratégia utilizada pelo grupo nos ataques. “O sigilo absoluto foi o que garantiu o brilhante sucesso da operação de 7 de outubro por meio do fator surpresa”, disse.

Durante o discurso, Nasrallah não descartou a possibilidade de um conflito mais amplo na região e responsabilizou os Estados Unidos pela tensão no Oriente Médio. O grupo Hezbollah enfrenta as forças israelenses ao longo da fronteira entre Líbano e Israel, com o apoio da força militar do Irã. Na última quinta-feira (2), o grupo libanês assumiu a autoria dos ataques à força de Israel com drones e explosivos, fato que resultou em bombardeios israelenses no Líbano. Segundo informações do exército do país, o objetivo era atingir alvos do Hezbollah. 

A Agência Nacional de Notícias do Líbano informou que projéteis israelenses atingiram áreas do sul do país, ao longo da fronteira 

(*Kamila Murakami, estagiária de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO