Japão pede que cidadãos busquem abrigo após lançamento de míssil pela Coreia do Norte
Na quarta-feira, a Coreia do Norte lançou 23 mísseis – o maior número já disparado em um único dia
O governo japonês emitiu um alerta, nesta quinta-feira (3), para que cidadãos no norte do país buscassem abrigo após a Coreia do Norte disparar um míssil balístico internacional em direção ao território japonês. De acordo com o Exército da Coreia do Sul, que monitorou o lançamento, o disparo falhou e o míssil caiu no mar. "A capacidade do míssil balístico de longo alcance era de quase 760 km, uma altura de 1.920 km e uma velocidade de Mach 15 (equivalente a 15 vezes a velocidade do som)", informou, em nota. As informações são do G1 Mundo.
Moradores da ilha sul-coreana de Ulleungdo, no leste do país, e de cidades do norte do Japão receberam alertas para procurar abrigo por volta das 08h (20h no horário de Brasília). O alerta foi desativado depois que o governo japonês constatou que o míssil caiu no mar.
VEJA MAIS
A região asiática enfrenta uma nova escalada de tensões. Na quarta-feira (2), por exemplo, a Coreia do Norte havia feito um lançamento recorde de mísseis em um só dia, com 23 disparos durante um exercício militar. Alguns dos mísseis chegaram a atingir o espaço marítimo da Coreia do Sul, que revidou.
Segundo o governo norte-coreanos, essas ações são uma retaliação às recentes manobras conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul na região. Já o governo americano condenou o disparo do míssil balístico internacional desta quinta, como resposta, afirmou que iria prolongar os exercícios aéreos na região.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA