Coreia do Sul e Coreia do Norte trocam tiros de aleta na fronteira entre os países
Nas últimas semanas, a Coreia do Norte lançou mísseis balísticos de curto alcance e centenas de tiros de artilharia nas costas leste e oeste em protesto contra as atividades militares do Sul
As Coreias do Sul e do Norte trocaram tiros de alerta na costa oeste nesta segunda-feira (24), acusando-se mutuamente de violar suas fronteiras marítimas. Essa situação ocorre em meio ao aumento da tensão militar na região, com o Norte realizando testes de armas em um ritmo sem precedentes este ano. As informações são do G1 Mundo.
Segundo o Estado-Maior Conjunto de Seul (JCS), foram disparados tiros de advertência após um navio mercante norte-coreano cruzar a Linha de Limite Norte (NLL), a fronteira marítima de fato, por volta das 3h40 do horário local. O órgão afirma que realizou uma "operação normal" sobre a invasão da fronteira e chamou a ação do Norte de violação de um pacto militar bilateral de 2018 que proíbe "atos hostis" nas áreas de fronteira.
VEJA MAIS
"Mais uma vez pedimos à Coreia do Norte que cesse imediatamente provocações e acusações consistentes que prejudicam a paz e a estabilidade da península coreana, bem como a comunidade internacional", disse, em comunicado.
Já os militares norte-coreanos afirmaram ter realizado 10 disparos de artilharia de foguetes depois que um navio da Marinha sul-coreana violou a NLL e disparou tiros de advertência "com o pretexto de rastrear um navio não identificado”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA