Israel liberta 39 palestinos neste sábado como parte do acordo com o Hamas
A troca de reféns sofreu um atraso de 7 horas, por conta de um impasse entre os dois lados do conflito
O governo de Israel cumpriu sua parte no acordo com o Hamas, libertando 39 palestinos que estavam detidos. A ação ocorreu após o grupo radical islâmico soltar 17 reféns no sábado (25).
A Autoridade Prisional de Israel confirmou que todos deixaram seus locais de encarceramento, sendo as prisões de Damon e Megiddo, em Israel, e a prisão de Ofer, na Cisjordânia.
De acordo com informações da Autoridade Prisional de Israel e do Clube dos Prisioneiros Palestinos, uma ONG que defende os direitos dos prisioneiros, a CNN apurou que 15 dos libertados cumpriram penas, principalmente por envolvimento em ataques a israelenses.
VEJA MAIS
Os outros 24 estavam sob detenção administrativa, o que significa que foram detidos sem conhecimento de quaisquer acusações contra eles e sem passar por qualquer processo legal.
No início da noite de sábado, três meninos foram baleados e feridos nas proximidades da prisão de Ofer, conforme relatado pela Sociedade do Crescente Vermelho Palestino.
Uma equipe da CNN, situada a cerca de 200 metros da prisão em Israel, testemunhou a presença de muitos palestinos aguardando a libertação dos prisioneiros. Durante o período, a equipe ouviu três tiros e viu três meninos sendo transportados em uma maca.
Segundo a Sociedade do Crescente Vermelho, duas das vítimas tinham 17 anos, e uma, 16. A CNN buscou um posicionamento da Polícia de Fronteira de Israel, mas até o momento não obteve resposta.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA