Veja fotos do Sol feitas com a melhor resolução da história
As fotos do astro foram feitas com 83 milhões de pixels pela Agência Espacial Europeia
Uma imagem do sol foi divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA). Essa é a foto do astro com melhor resolução da história e permite ver mais nitidamente detalhes como as erupções solares. Além disso, a ESA ainda divulgou imagens coloridas das diferentes camadas da atmosfera solar.
VEJA MAIS
A imagem foi divulgada no final de março e mostra a atmosfera superior do Sol, a “coroa” - que tem uma temperatura de cerca de 1 milhão de graus Celsius. O satélite Solar Orbiter foi usado para tirar a foto. Ele realizou a captura em luz ultravioleta extrema, a uma distância de cerca de 75 milhões de quilômetros do Sol.
O telescópio de alta resolução Extreme Ultraviolet Imager (“Imageador Ultravioleta Extremo", na tradução livre, EUI) foi usado para capturar 25 imagens individuais do Sol e essas fotos foram reunidas para construir um mosaico e dar origem a imagem oficial divulgada pela ESA. A foto final contém mais de 83 milhões de pixels, em uma grade de 9148 x 9112 pixels, e é a imagem de maior resolução do disco completo do Sol e da coroa solar já obtida.
Atmosfera solar 'colorida'
Para capturar as imagens da atmosfera solar, a ESA utilizou um equipamento diferente do satélite, que é chamado de “SPICE”. Essa ferramenta é projetada para realizar o rastreamento das camadas da atmosfera do Sol, desde a coroa até a “cromosfera”. Para obter as informações, o equipamento observa os diferentes comprimentos de onda da luz ultravioleta extrema que vem de diferentes átomos.
VEJA MAIS
A descoberta permite avanços nos estudos sobre o Sol e as erupções que ocorrem na coroa através das camadas atmosféricas inferiores. Além de possibilitar as pesquisas sobre o aumento da temperatura solar através das camadas atmosféricas ascendentes.
O satélite Solar Orbiter, responsável pelo "SPICE" e pelo "EUI", tem a missão de ser um laboratório espacial de observações sobre o Sol. Lançado em fevereiro de 2020, ele fica a 42 milhões de quilômetros do sol.
(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Vanessa Pinheiro)
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA