Brasileiro de apenas 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroide no mundo

Por meio de treinamento da Nasa, Miro Latansio Tsai, 5 anos, já descobriu 15 asteroides

Beatriz Reis

Um brasileirinho de apenas 5 anos foi reconhecido como a pessoa mais jovem a descobrir corpos celestes no mundoMiro Latansio Tsai já descobriu 15 asteroides (corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol).

VEJA MAIS

image Estudante brasileira do ensino público descobre asteroide
As imagens foram captadas no dia 7 de janeiro e serviram de base para os estudos feitos pela jovem pesquisadora

O menino, nascido em São Paulo, integra o projeto Caça Asteroides MCTI, um treinamento online ofertado pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa), que ensina estudantes do mundo inteiro a pesquisar e analisar imagens de telescópio. Miro foi inscrito pela mãe, Carla Latansio, que desde cedo observou o interesse do filho pela astronomia.

“Com dois anos ele já sabia o nome de todos os planetas do sistema solar. Na primeira visita que fizemos ao Museu Catavento, em São Paulo, na entrada tinha os planetas expostos na parede e ele foi apontando com os dedinhos e falando os nomes de cada um”, contou.

image Durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e TecnologiaMiro Tsai recebeu medalha e certificado de honra ao mérito de Marcos Pontes. (Neila Rocha / Ascom MCTI)

Durante o treinamento online, Miro aprendeu a manusear um programa de computador que é utilizado para analisar as imagens disponibilizadas pelo International Astronomic Search Collaboration (IASC), da Nasa, e identificou 15 asteroides.

Em dezembro de 2021, Miro participou da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Durante o evento, o menino recebeu uma medalha e certificado de honra ao mérito das mãos do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

(*Estagiária Beatriz Reis, sob supervisão de Adna Figueira, editora web do Portal OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL