Brasileiro de apenas 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroide no mundo
Por meio de treinamento da Nasa, Miro Latansio Tsai, 5 anos, já descobriu 15 asteroides
Um brasileirinho de apenas 5 anos foi reconhecido como a pessoa mais jovem a descobrir corpos celestes no mundo. Miro Latansio Tsai já descobriu 15 asteroides (corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol).
VEJA MAIS
O menino, nascido em São Paulo, integra o projeto Caça Asteroides MCTI, um treinamento online ofertado pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa), que ensina estudantes do mundo inteiro a pesquisar e analisar imagens de telescópio. Miro foi inscrito pela mãe, Carla Latansio, que desde cedo observou o interesse do filho pela astronomia.
“Com dois anos ele já sabia o nome de todos os planetas do sistema solar. Na primeira visita que fizemos ao Museu Catavento, em São Paulo, na entrada tinha os planetas expostos na parede e ele foi apontando com os dedinhos e falando os nomes de cada um”, contou.
Durante o treinamento online, Miro aprendeu a manusear um programa de computador que é utilizado para analisar as imagens disponibilizadas pelo International Astronomic Search Collaboration (IASC), da Nasa, e identificou 15 asteroides.
Em dezembro de 2021, Miro participou da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Durante o evento, o menino recebeu uma medalha e certificado de honra ao mérito das mãos do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
(*Estagiária Beatriz Reis, sob supervisão de Adna Figueira, editora web do Portal OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA