Condenado que sobreviveu à injeção letal deve ser executado hoje com método inédito nos EUA

Suprema Corte dos EUA negou recursos de Kenneth Smith, condenado à morte por matar uma mulher. Outro recurso está pendente de julgamento em uma Corte de Apelações

O Liberal
fonte

Os Estados Unidos podem usar a partir de quinta-feira (25) um novo método para execução de condenados à morte no país: asfixia por gás nitrogênio. O Alabama deve ser o primeiro estado a usar essa forma de execução, no cumprimento da sentença de Kenneth Smith, de 58 anos, condenado pelo assassinato de uma mulher, em março de 1988. Um recurso de Smith foi negado nesta quarta-feira (24) pela Suprema Corte dos EUA e outro está pendente de julgamento em uma Corte de Apelações.

VEJA MAIS

image Japão condena à morte homem que confessou incêndio em estúdio de animação
Caso aconteceu em 2019 e 36 pessoas morreram na ação criminosa

image Condenado à morte que sobreviveu a injeção letal será executado por método inédito nos EUA
Execução de Kenneth Smith, de 58 anos, está marcada para essa quinta-feira, no estado do Alabama, nos Estados Unidos

Já houve outra tentativa de executá-lo, em 17 de novembro de 2022, por injeção letal, mas ela falhou. Na ocasião, policiais tentaram por mais de uma hora, sem sucesso, encontrar uma veia boa o suficiente para receber o veneno, enquanto o condenado ficou amarrado em uma maca. A defesa diz que Smith alegou à Justiça que ele sentiu dor física e psicológica e desenvolveu transtorno de estresse pós-traumático.

A nova data para execução foi marcada para esta quinta-feira (25). Segundo a imprensa americana, a execução pode ocorrer da meia-noite desta quinta até as 6h de sábado (26).

image Paciente é condenado à morte por fazer raves com drogas e sexo em hospital psiquiátrico
O paciente transformou seu quarto em um local de festa, com isolamento acústico, iluminação, alto-falante, venda de drogas e sexo

image Cidadão americano é condenado à pena de morte na China
Ele matou a ex-namorada por não aceitar o fim do relacionamento

No novo método, o detento é forçado a respirar nitrogênio puro, ficando privado do oxigênio necessário para manter as funções corporais. Três estados americanos autorizaram o uso desse método para cumprimento da sentença de presos condenados à morte: Alabama, Oklahoma e Mississippi. Porém, ele ainda não foi usado nos EUA.

Um "respirador de ar tipo-C", um tipo de máscara normalmente usada em ambientes industriais para fornecer oxigênio vital, será colocado sobre o rosto de Smith e o gás nitrogênio será administrado por pelo menos 15 minutos ou cinco minutos após a ausência de sinais vitais no eletrocardiograma, "o que for durar mais", de acordo com o protocolo estadual. Segundo o escritório do procurador-geral do Alabama, o gás nitrogênio "causará inconsciência em questão de segundos e causará a morte em questão de minutos".

image Condenado à morte escolhe fuzilamento ao invés de cadeira elétrica nos EUA
País está abandonando o método de injeção letal devido a recusa dos fabricantes em fornecer os ingredientes para a aplicação

image Professor acusado de estuprar 13 alunas é condenado à morte; 8 delas ficaram grávidas
Os crimes foram cometidos em um período de cinco anos em uma escola

No entanto, os advogados de Smith afirmam que o estado está tentando torná-lo "cobaia" para um novo método de execução. Organizações de direitos humanos também se manifestaram contra a execução. Para peritos nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, o método violaria a proibição de tortura e de outras penas cruéis, desumanas ou degradantes.

Crime

Smith foi um dos dois homens condenados pelo assassinato por encomenda de Elizabeth Sennett, em 1988. Segundo a acusação, ele e um comparsa receberam US$ 1.000 cada um para matar a mulher a pedido de seu marido dela, que era pastor e estava profundamente endividado. O mandante esperava receber dinheiro do seguro. Após o crime, o marido se suicidou.

image Homem que vendeu cópias piratas de "Round 6" é condenado à morte na Coreia do Norte
Um dos estudantes que comprou o arquivo recebeu uma pena de prisão perpétua. Os que assistiram foram condenados a trabalho forçado

image Com nove vítimas, 'assassino do Twitter' é condenado à morte no Japão
Ele admitiu que matou e esquartejou oito mulheres e um homem, com idades entre 15 e 26 anos

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO