China estaria considerando enviar armamentos à Rússia para guerra contra a Ucrânia, diz EUA
As negociações entre as autoridades russas e chinesas sobre o preço e o escopo do equipamento estão em andamento
Três fontes familiarizadas com a inteligência afirmaram à CNN que os EUA têm informações de que o governo chinês está considerando fornecer à Rússia drones e munição para uso na guerra na Ucrânia. As negociações entre a Rússia e a China sobre o preço e o escopo do equipamento estão em andamento, mas Pequim não tomou uma decisão final.
VEJA MAIS
As autoridades de inteligência dos EUA coletaram informações nas últimas semanas, que sugerem que a China está inclinada a fornecer o equipamento. Funcionários dos EUA disseram que alertaram publicamente sobre o potencial apoio militar da China à Rússia, em um esforço para impedir que Pequim cruze um ponto sem retorno em termos de ser visto como um pária no cenário mundial.
Até o momento, Pequim tem hesitado em fornecer equipamentos letais que possam ser rastreados até a China por causa do risco de reação internacional. A Rússia solicitou repetidamente drones e munições da China desde a invasão da Ucrânia, mas grande parte do apoio não letal que foi dado até agora foi pequeno e feito por meio de empresas chinesas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA