CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ataque com carro-bomba deixa 20 mortos na Síria

Nenhuma reivindicação de responsabilidade pelo ataque havia sido feita

AFP
fonte

Pelo menos 20 civis morreram nesta segunda-feira (3) em um ataque com carro-bomba perto de Manbij, no norte da Síria, onde forças pró-Turquia e curdas se enfrentam, anunciou a agência de notícias oficial Sana.

"Um ataque terrorista hediondo tinha como alvo civis na cidade de Manbij, matando 20 pessoas", informou a Presidência da Síria no comunicado. "Este crime não vai passar sem que os responsáveis sejam castigados da forma mais severa possível", alertou.

Equipes de resgate dos Capacetes Brancos relataram "um massacre" em uma estrada que leva à cidade de Manbij, causado por "uma explosão de carro-bomba perto de um veículo que transportava trabalhadores agrícolas", disse a Sana.

"Quinze mulheres ficaram feridas, algumas delas em estado grave", acrescentou a agência, observando que o número de mortos pode aumentar. 

Nenhuma reivindicação de responsabilidade pelo ataque foi feita até o momento. 

Desde o final de novembro, as Forças Democráticas Sírias (FDS, dominadas por curdos), apoiadas pelos Estados Unidos, lutam contra grupos sírios pró-Turquia no norte da Síria, apesar das tentativas dos Estados Unidos de intermediar uma trégua. 

No sábado, um ataque com carro-bomba matou nove pessoas, incluindo um número indeterminado de combatentes pró-turcos em Manbij, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Grupos pró-Turquia lançaram uma ofensiva contra as FDS coincidindo com a ofensiva das milícias islamistas lançada em 27 de novembro contra o presidente Bashar al Assad, deposto em 8 de dezembro. 

Grupos pró-Turquia tomaram o controle de Manbij, que estava sob autoridade das FDS há anos.

VEJA MAIS

image União Europeia dará ajuda de € 235 milhões à Síria e a países vizinhos
É a primeira visita de um alto responsável das instituições comunitárias à Síria após a queda do presidente Bashar al-Assad

image Guerras e conflitos internos: 2025 inicia com disputas e tensões em diversos países
Confira a análise sobre os conflitos e disputas políticas envolvendo países como Rússia, Ucrânia, Israel, Síria, Taiwan, Irã, Estados Unidos, Venezuela, Brasil e Argentina

Aliadas a países ocidentais em uma coalizão internacional antijihadista, as FDS lutaram contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria. 

Durante a guerra que assola a Síria desde 2011, as FDS aproveitaram a retirada das forças de Assad para controlar um vasto território no nordeste, onde estabeleceram uma administração autônoma.

© Agence France-Presse

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO