CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

União Europeia dará ajuda de € 235 milhões à Síria e a países vizinhos

É a primeira visita de um alto responsável das instituições comunitárias à Síria após a queda do presidente Bashar al-Assad

AFP | Agence France-Presse
fonte

A União Europeia concederá uma ajuda de 235 milhões de euros (1,4 bilhão de reais) à Síria e a vários países vizinhos, anunciou a comissária europeia de Gestão de Crise, Hadja Lahbib, nesta sexta-feira (17) em Damasco. É a primeira visita de um alto responsável das instituições comunitárias à Síria após a queda do presidente Bashar al-Assad em 8 de dezembro. 

"Venho aqui para anunciar um novo pacote de ajuda humanitária de 235 milhões para a Síria e para países vizinhos", declarou a comissária à imprensa após se reunir com o novo líder do país, Ahmad al Sharaa. 

A visita foi precedida por ministros das Relações Exteriores de França, Alemanha, Itália e Espanha, que pediram uma transição inclusiva após 13 anos de conflito e mais de meio século de governo repressivo dos Assad.

“Nosso financiamento contribuirá para as necessidades básicas, como moradia, alimentos, água potável, saneamento, saúde, educação e situações de emergência”, disse ela.

VEJA MAIS

image Guerras e conflitos internos: 2025 inicia com disputas e tensões em diversos países
Confira a análise sobre os conflitos e disputas políticas envolvendo países como Rússia, Ucrânia, Israel, Síria, Taiwan, Irã, Estados Unidos, Venezuela, Brasil e Argentina

image Confronto na Síria entre islamistas no poder e apoiadores de Assad deixa pelo menos 6 mortos
Vítimas eram membros do Hayat Tahrir al-Sham (HTS), o grupo que liderou a ofensiva que derrubou Assad no início deste mês

image Multidão comemora a queda de Assad em Damasco
A aliança tomou a capital, Damasco, no domingo, após uma ofensiva de 11 dias que tirou do poder o clã Assad, que governou o país com mão de ferro por 50 anos

Também na pauta das conversas estava a questão do levantamento das sanções internacionais contra a Síria, impostas durante a era Assad. Os ministros das Relações Exteriores da UE discutirão a flexibilização dessas sanções em uma reunião em Bruxelas no dia 27 de janeiro. “Precisaremos de unanimidade para suspender as sanções”, comentou Hadja Lahbib.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO