Paysandu: Com três acessos e títulos, Lecheva é considerado 'amuleto' do clube e diz: 'está no DNA'

Lecheva conquistou três acessos com o Paysandu, sendo como jogador, técnico e também como coordenador de futebol

Fábio Will
fonte

O Paysandu conquistou o acesso para a Série B nesta temporada, principal objetivo do clube no ano e terá um desafio ainda maior em 2024. O Papão possui no clube uma espécie de “amuleto”, que esteve presente em três acessos do clube, incluindo um como jogador e para a Série A do Campeonato Brasileiro. Ricardo Mendes Nascimento, 49 anos, mais conhecido como Lecheva, carrega no currículo glórias com a camisa do Paysandu dentro de campo, mas também fora das quatro linhas.

VEJA MAIS

image Paysandu anuncia acordo com a Libra e é o primeiro time do Norte a assinar com uma liga de futebol
Além do Papão, outros 17 clubes são filiados à Libra. Organização tratará da negociação de direitos econômicos.

image Paysandu: presidente confirma projeto de nova academia na Curuzu e Centro de Saúde no CT
Presidente do Paysandu Maurício Ettinger, informou que clube terá uma nova academia no Estádio da Curuzu, além de um Centro de Saúde no CT Raul,Aguilera

image Paysandu deve renovar contrato com mais de um time de jogadores para a Série B; entenda
Segundo apuração do Núcleo de Esportes de O Liberal, Papão deve manter entre 12 e 15 atletas do atual elenco para o ano que vem. Sete deles já tem contrato garantido.

Natural de Mogi das Cruzes (SP), Lecheva desembarcou em Belém para atuar com a camisa da Tuna, na temporada 2000. Ganhou nome na Tuna Luso e foi contratado pelo Paysandu e participou dos maiores feitos do clube no início dos anos 2000, om títulos da Copa dos Campeões, Série B do Brasileiro, Copa Norte, Campeonatos Paraenses, além de ter participado da campanha alviceleste na Copa Libertadores da América.

Atualmente, Lecheva ocupa o cargo de coordenador técnico de futebol, que envolve o futebol profissional, mas principalmente as categorias de base do clube, além das equipes do futebol feminino. O acesso à Série B nesta temporada, coloca Lecheva como uma espécie de “amuleto bicolor”, já que conquistou o acesso para a Série A, como jogador, na temporada 2002, para a Série B em 2012 e agora, novamente à Segundona, como coordenador de futebol.

image Ricardo Lecheva assumiu a função de coordenador de futebol (John Wesley / Paysandu)

“Curiosamente um torcedor me questionou isso essa semana, por eu ser um ‘amuleto de acesso e títulos’ do Paysandu. Até em comparação ao acesso e sucesso do Amazonas-AM, clube que fiz parte desde o início. Tive acessos pelo Paysandu como jogador, treinador e coordenador técnico e fiquei de fora do acesso do clube à Série B em 2014, pois era o treinador do Independente de Tucuruí”, relembrou.

image Veja a lista de executivos do Paysandu; Ari Barros é apenas o terceiro a ficar mais de um ano
Papão garantiu a permanência de Ari para 2024, após a renovação de contrato do profissional

image Executivo do Paysandu promete foco nas categorias de base: 'Tem que voltar a funcionar'
CT terá papel fundamental neste processo, segundo o executivo de futebol bicolor

image Paysandu ganha prêmio de melhor torcida e tem três jogadores na Seleção da Série C; confira
Papão, que conquistou o acesso ao final da temporada, foi um dos clubes que teve mais atletas premiados. 

image Lecheva (à direita) comemorando gol com a camisa do Paysandu em 2002 (Raimundo Paccó / Arquivo O Liberal)

Lecheva retornou ao Paysandu no segundo semestre de 2021, participou de montagem de elenco e viu as dificuldades que é participar de planejamento de encarar toda a pressão do torcedor, em um clube massa, porém, o carinho da torcida pela história construída ao longo da carreira foi o que “bateu forte” na decisão de voltar ao Papão.

“O principal motivo para ter retornado ao Papão, depois de três anos no Amazonas e deixar um planejamento para 2022 todo montado lá, foi o carinho que o torcedor do Paysandu sempre demostrou comigo, mesmo esses anos longe da Curuzu. Retornei em 2021 a convite do presidente Mauricio Ettinger, ‘batemos na trave’ em 2022, mas fomos campeões da Copa Verde. A agora graças a Deus conseguimos retornar à série B. Aqui me sinto em casa e parece que essa é uma química de sucesso e conquistas, seja de títulos ou acessos e está entranhando no DNA Papão e Lecheva”, falou.

image Paysandu realiza consultoria e vice-presidente Roger Aguilera comenta sobre uma possível SAF; vídeo
Com o Paysandu na Série B, Roger Aguilera cita ações que o clube busca para ajustar e 'pavimentar' o caminho para uma possível SAF

image Hoje no Paysandu, Lecheva parabeniza Amazonas por título: 'Fui no cartório registrar esse clube’
Onça-Pintada venceu o Brusque na final da Série C neste domingo e conquistou seu primeiro título nacional em apenas quatro anos de existência

image Paysandu define perfil das contratações para 2024; veja qual é
Executivo do Papão, Ari Barros comentou sobre o mercado de transferências para o ano que vem

image Lecheva comemorando o acesso à Série B em 2012 como técnico (Marcelo Seabra / Arquivo O Liberal)

O dirigente bicolor falou da satisfação que é estar no Paysandu e poder contribuir com o clube, mesmo depois de ter se aposentado como jogador. Para Lecheva, é um orgulho gigante fazer parte da trajetória do Papão também fora dos gramados.

“É uma alegria imensa fazer parte de tantos capítulos na história desse clube gigante e honrad, em estar presente nessa história e poder escrever capítulos a parte, como atleta, técnico, auxiliar-técnico e coordenador de futebol. Muito orgulho em poder acordar todos os dias e saber que posso fazer algo para o crescimento do clube que amo”, disse.

image CT do Paysandu: primeiro campo entra em reta final para inauguração; diretor revela planos para 2024
Segundo André Martha Tavares, estrutura do segundo campo deve ser realizada ainda em 2023. Restante da obra deve ser conduzida com doações de abnegados.

image Presidente do Paysandu promete sobre o Sócio Bicolor: 'Vamos remodelar'
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (20), em uma entrevista coletiva na Curuzu

image Auxiliar e filho de Hélio dos Anjos anuncia desligamento do Paysandu para fazer curso no Real Madrid
Segundo Guilherme dos Anjos, atividades podem durar até seis meses. Logo em seguida, ele deve retornar ao Brasil para compor a comissão técnica bicolor.

image Lecheva (camisa do Paysandu) ao lado do presidente bicolor Maurício Ettinger nas dependências da Curuzu exercedo a função de coordenador de futebol (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

Hoje coordenando o futebol, mas voltado para a base, Lecheva sabe que em 2024 será um ano de desafios para o clube, mas que o planejamento, passa a ser primordial para que o Paysandu não venha a sofrer na temporada e confia em um ano de 2024 positivo para o clube,

“Estamos reunindo para planejar qual o caminho todos os setores do futebol irão seguir. Hoje estou empenhado na base, no feminino, pois todos os departamentos de futebol precisam evoluir, mesmo sabendo que o carro-chefe é o profissional. Hoje temos uma diretoria muito atuante com o presidente Mauricio, seus vices Roger e Fred, temos também o Ari e o Vandick. Com certeza o Paysandu não conseguiu nesse momento só um acesso a Série B, mas consegui também um avanço muito grande na estrutura como um todo do clube”, finalizou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES