Deiveson Figueiredo entra para o seleto grupo de atletas que conseguiram recuperar o cinturão
Apenas outros três lutadores conseguiram o feito dentro do UFC
O paraense Deiveson Figueiredo desembarcou em Belém na última quinta-feira (27) com o cinturão do peso-mosca do UFC. O lutador havia perdido o título para Brandon Moreno em junho de 2021, quando foi finalizado no terceiro round. Na madrugada de domingo (23), no UFC 270, Daico travou uma verdadeira batalha contra o mexicano, venceu por decisão unânime e se tornou um dos poucos lutadores a conseguir recuperar o posto depois de ser derrotado.
Apenas quatro atletas, dentro do UFC, conseguiram o feito: os norte-americanos Caín Velasquez, Stipe Miocic e Rose Namajunas e, agora, o paraense Deiveson Figueiredo.
“Isso tudo é o foco. Quando você quer, você dá dois passos atrás para dar cinco à frente. E isso aconteceu comigo. Quando eu perdi, sabia que eu não estava no meu dia, aconteceram coisas aqui. Mas eu quis o cinturão de volta e paguei o preço para isso. Fiquei quatro meses longe da minha família só treinando e focando no Brandon Moreno, para não deixar ele escapar mais, porque o cinturão é daqui [do Pará]. Tive que fazer várias mudanças, principalmente sair da minha equipe aqui e ir treinar fora”, comentou o lutador sobre o feito.
Deiveson e Brandon deram show no octógono. Ambos lutaram intensamente durante os cinco rounds da luta, o que rendeu aos dois o bônus de "Luta da Noite". No final, os juízes deram vitória, por 48 a 47, para o paraense que quase finalizou a luta três vezes.
“Cada knockdown daquele foi para mostrar para ele que eu sou o verdadeiro dono do cinturão, para deixar sem sombra de dúvidas como eu venci. Já assisti a luta umas cinco vezes e vi que venci todos os cinco rounds ali”, declarou o lutador.
A rivalidade entre os atletas e as provocações são algumas das ações que vendem uma luta. Neste quesito, Deiveson está se especializando. Na trilogia, o paraense fez bastante isso e provocou muito Moreno, tudo com a intenção de promover o combate e lucrar. Assim, Daico já avisou que no seu próximo duelo, vai ter mais trash talk (falação).
“Eu aprendi que você não assiste a um filme sem ver o trailer. E quando a gente vê, aquilo desperta ‘eu quero ver esse filme, deve ser bom’. Então eu causei, eu fiz essa [divulgação], eu vendi a luta para o Brandon Moreno. Agora, se ele não recebeu o pay-per-view, o problema é dele, porque eu quero receber o da próxima luta e vou fazer um trash talk ainda melhor do que esse”, finalizou Deiveson Figueiredo.
É possível que um quarto combate entre os lutadores ocorra mais para frente. Moreno afirmou que vai fazer de tudo para acertar essa luta. Contudo, Deiveson não quer voltar ao octógono agora, além disso, o paraense mirou em outro adversário: o neozelandês Kai Kara-France.
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA