Águia de Marabá 'empilha' títulos estaduais e reinvidica o posto de maior clube do interior paraense

Após anos de espera, o Azulão Marabaense vive um momento sólido, coroado com as principais conquistas do futebol paraense, que o colocam à frente de velhos rivais

Luiz Guillherme Ramos
fonte

O Águia de Marabá é hoje o clube do interior com mais conquistas e regularidade no futebol paraense. Fundado em 1982 e profissionalizado em 1999, o time marabaense se consolidou como protagonista estadual e tem mantido presença constante em competições nacionais, acumulando feitos que nenhum outro clube do interior do Pará conseguiu igualar até agora. Agora, em sua galeria, empilha nada menos que a tríplice coroa do futebol paraense: Parazão, Supercopa Grão-Pará e Copa Grão-Pará. 

Embora tenha ensaiado por alguns anos uma ascensão meteórica, somente em 2023 que o Azulão despontou para o topo do futebol paraense. Neste ano conquistou o tão sonhado Parazão, coroando uma trajetória que já contava com os vice-campeonatos de 2008 e 2010. O título colocou o Águia ao lado de Independente (campeão em 2011) e Cametá (campeão em 2012), mas com uma diferença fundamental: enquanto os rivais subiram e desceeram, o Águia vem mantendo consistência e resultados nos últimos anos.

image O Águia de Marabá foi o grande Campeão Paraense de 2023. (Thiago Gomes / O Liberal)

O jornalista Pio Netto destaca essa diferença entre o Azulão e os seus concorrentes do interior paraense. “Infelizmente, foram equipes de ‘aluguel’ que brilharam em uma só temporada e ainda lutam por um perfil mais sólido. O Águia trouxe uma pegada diferente. Também tem título estadual em sua galeria e agora soma a Copa Grão-Pará e Supercopa Grão-Pará.”

VEJA MAIS

image Águia de Marabá vence a Tuna nos pênaltis e é campeão da Copa Grão-Pará 2025
Azulão marabaense venceu a Tuna no Mangueirão e levantou o título inédito da Copa Grão-Pará, além de ter garantido vaga na Copa do Brasil 2026

image Águia de Marabá recebe o São Paulo em novo duelo histórico pela Copa do Brasil
O Azulão segue batendo de frente com grandes clubes do Brasil, desta vez com o atual campeão da competição

image Atual campeão paraense, Águia de Marabá comemora 42 anos de história
Clube marabaense se prepara para uma temporada de desafios, com Campeonato Paraense, Copa do Brasil e Série D, além de já ter iniciado o ano com a taça da Supercopa Grão-Pará

A nível nacional, o clube também se destacou. Em sua estreia na Copa do Brasil de 2009, eliminou o América-MG com duas vitórias e chegou a bater o Fluminense no jogo de ida da segunda fase. Em 2023 e 2024, voltou ao torneio e avançou até a terceira fase nas duas edições, deixando para trás clubes tradicionais como Botafogo-PB, Goiás, Brasiliense e Capital-TO. Essas campanhas renderam ao clube quase R$ 7,7 milhões, um valor expressivo para a realidade do futebol do interior.

Para o comentarista Carlos Ferreira, o Águia já ultrapassou toda a concorrência de fora da capital. “O Águia é o maior do interior, não só da atualidade, mas de sempre. O São Raimundo foi campeão da Série D, é fato, mas o Águia tem uma continuidade. Está há anos figurando entre os melhores da Série C e fazendo boas campanhas na Copa do Brasil. Isso pesa mais que um feito isolado.”

image O Azulão também faturou a Supercopa Grão-Pará, em janeiro de 2025. (John Wesley / Águia de Marabá)

Ferreira também destacou que o clube tem tido uma continuidade na gestão, sob o comando do empresário Sebastião Ferreira. “O mesmo grupo comanda o clube desde 1999. Essa continuidade, liderada pelo Ferreirinha, é o diferencial. O Águia começou a ativar categorias de base e precisa evoluir em estrutura, mas já se firmou como a maior força do interior paraense.”

O São Raimundo, apesar do título da Série D em 2009, nunca venceu o Campeonato Paraense. O Independente e o Cametá, embora tenham títulos estaduais, não conseguiram sustentar o sucesso em outras temporadas. O Águia, por outro lado, soma conquistas estaduais, campanhas nacionais expressivas e uma trajetória ascendente que ainda carece de melhorias, mas vem sendo responsável por democratizar a realidade do futebol paraense, que nos últimos anos vem ganhando destaque além das fronteiras de Remo e Paysandu.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES