Criticado no Remo, Vizeu tem melhor desempenho em quase 10 anos, aponta Sofascore
Atacante tem sido muito importante no desenvolvimento do atual time remista, mesmo sem ser o homem-gol.


Quando o Remo montou o elenco para a temporada 2025, um nome chamava mais atenção do que qualquer outro: o atacante Felipe Vizeu. Destaque em clubes da Série A do Brasileirão — como Grêmio e Flamengo —, o jogador chegou como uma das referências técnicas do Leão, já contando com o carinho da torcida. O tempo passou, os gols foram poucos, e parte do Fenômeno Azul começou a criticar o desempenho do camisa 33. A falta de bola na rede é o principal motivo das reclamações. Mas, afinal, Vizeu foi contratado de fato para isso?
WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo
Com base na análise do histórico do jogador e dos dados da atual temporada, uma resposta simples vem à mente: não. É evidente que a função de um centroavante é, prioritariamente, marcar gols. No entanto, um levantamento feito pelo Núcleo de Esportes de O Liberal mostra que Vizeu tem sido muito importante no desenvolvimento do atual time remista, mesmo sem ser o homem-gol.
Os dados para a produção deste conteúdo foram obtidos na sexta-feira (25), antes da partida entre Remo e Criciúma, pela 5ª rodada da Série B do Brasileirão.
VEJA MAIS
Histórico pouco artilheiro
Quem achava que Felipe Vizeu seria o grande artilheiro do Remo no ano talvez não conheça tão bem a carreira do atacante. Com três gols em 15 jogos, a média do jogador com a camisa azulina — um gol a cada cinco partidas — não é, nem de longe, a pior da carreira. Isso, inclusive, pode ser constatado por meio das últimas temporadas do atleta.
No Criciúma, último clube que Vizeu defendeu antes do Remo, o jogador marcou apenas 13 gols em 64 jogos. Esses números se repetem em outras equipes. No Atlético-GO, foram apenas três bolas na rede, duas no Sheriff-MDA e quatro no Yokohama-JPN. O clube pelo qual Vizeu marcou mais vezes foi o Flamengo. Entre as temporadas 2016 e 2018, ele fez 20 gols em 75 partidas.
Boas notas pelo Leão
Com base na plataforma Sofascore, o desempenho de Vizeu no Remo é considerado positivo. O site, que atribui notas de 0 a 10 para os jogadores a cada partida, classifica o atacante com uma média de 6,92 em 11 jogos disputados. Esta, inclusive, é a melhor média obtida pelo atleta em quase 10 anos.
Ainda de acordo com o Sofascore, a última vez que Vizeu teve uma nota tão positiva foi em 2018, quando defendia o Flamengo. Naquela temporada, o atacante foi avaliado com uma média de 7,10 em cinco partidas disputadas com a camisa rubro-negra.
Estilo de jogo azulino
Outro ponto de referência que ajuda a entender o papel de Vizeu no Remo é o mapa de calor do jogador nas partidas. Segundo o Sofascore, Vizeu não é um atacante de área e prefere atuar por outros setores do campo para ajudar os companheiros. Veja na imagem abaixo.
Essa maior movimentação de Vizeu também pode ser traduzida em números. Somente nesta temporada, o jogador já registra duas assistências e uma média de 22 ações com bola por partida.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA