CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CBF desmente boatos sobre camisa vermelha da Seleção para a Copa de 2026

Segundo informações, um uniforme com cor alternativa pode ser lançado, mas não será utilizado durante o mundial

Hannah Franco | Especial em O Liberal

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciou oficialmente para esclarecer rumores que circularam nas redes sociais sobre uma possível mudança na tradicional camisa número 2 da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. Segundo especulações, o Brasil entraria em campo com um uniforme vermelho ou rosa no Mundial, o que foi negado pela entidade.

De acordo com nota divulgada à imprensa, a CBF afirma que "nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da seleção". A entidade também reforçou que segue comprometida com o estatuto da instituição, que valoriza as cores tradicionais da bandeira nacional — amarelo, azul, verde e branco — e que a nova coleção de uniformes ainda será definida em conjunto com a fornecedora oficial, a Nike.

VEJA MAIS

image VÍDEO: Casagrande se revolta com camisa vermelha da Seleção Brasileira: 'Imbecilidade'
Ex-jogador se revolta com proposta de uniforme alternativo para a Copa de 2026 e cobra respeito à tradição do futebol brasileiro

image Galvão Bueno detona potencial nova camisa vermelha da seleção brasileira: 'Seria um crime'
Durante o programa "Galvão e Amigos", o apresentador repudiou a possibilidade de o uniforme reserva da seleção no próximo Mundial ser avermelhado

As especulações ganharam força após o site especializado Footy Headlines, conhecido por antecipar lançamentos de uniformes, publicar que a camisa azul, tradicionalmente utilizada como uniforme número dois desde a conquista da Copa de 1958, seria substituída por uma peça vermelha. A possível troca pela nova cor causou polêmica entre torcedores e analistas, principalmente por nunca ter sido usada em competições oficiais da FIFA.

Segundo informações do Estadão, embora uma nova camisa com coloração diferenciada esteja realmente sendo produzida, ela não deve ser utilizada na Copa. A peça, que teria tonalidade próxima ao rosa, faria parte de uma campanha especial da Nike e contaria com o logotipo da Jordan (Jumpman), marca subsidiária da gigante americana, em vez do tradicional “swoosh”.

image (Reprodução/Redes Sociais)

O que diz o estatuto da CBF

O artigo 13, inciso III, do documento, é claro ao estabelecer um limite para as cores do uniforme, todas dentro da bandeira do país. O vermelho, portanto, não está entre as opções permitidas.

“III – os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema descrito no inciso II deste artigo, podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela Diretoria, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”, diz o trecho do documento.

Apesar disso, o estatuto prevê uma brecha para exceções em “modelos comemorativos”, desde que aprovados previamente pela diretoria da CBF. Foi o caso da camisa preta usada pela Seleção em 2023 e novamente em 2024, em ações especiais contra o racismo

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES