Dia das Crianças: saiba quanto pode custar uma festa infantil completa
Empreendedores do ramo dizem que é possível sim contar com ajuda especializada sem gastar tanto
Comemorar, com festa, o aniversário de filhos, sobrinhos, netos, afilhados, pode-se dizer que é uma tradição no Brasil e, de modo especial, aqui no Pará. Afinal de contas, quem nunca fez pelo menos um “bolinho” para celebrar a chegada de mais um ano de vida das crianças da família? Ocorre que, nas últimas décadas, as pequenas festinhas infantis começaram a dar lugar a super eventos, com direito não só a bolo, docinhos e refrigerantes, mas a grandes produções temáticas, que abarcam desde o chamado chá revelação, quando se anuncia para familiares e amigos o sexo do bebê, até os primeiros anos de vida dos pequenos. O mercado, então, para quem realiza esse tipo de festa está cada vez mais aquecido.
A empreendedora Cibele Ferro, de 36 anos, é exemplo de alguém que abraçou esse mercado e, hoje, não se vê fazendo outra coisa. Formada em Ciências Ambientais, ela começou ajudando uma prima que trabalhava com cerimoniais e logo enxergou na decoração de festas infantis um nicho ainda pouco explorado em Belém. Isso, há oito anos. Foi assim que ela abriu a “Criative Festas”, uma empresa que tem como foco a decoração de festas infantis, mas que hoje oferece um leque grandioso de produtos e serviços. “Fui fazendo cursos, aprimorando as técnicas de decoração, adequando, atualizando materiais, fornecedores e tendências. É fato que as festas infantis sempre existiram, mas, antes, elas eram muito mais tradicionais e manuais. Hoje em dia, tudo é muito mais lúdico, a criança pode, por exemplo, transitar, pela decoração, brincar mesmo”, detalha.
VEJA MAIS
Segundo Cibele, o surgimento dos chamados parques temáticos, com uma variada gama de brinquedos fixos, também contribuiu muito para que o universo das festas infantis se consolidasse ainda mais. “Aqui em Belém, por exemplo, o pessoal gosta mesmo de festa e investe. Tanto que a gente tem inúmeras opções de parques, então as pessoas gostam e querem fazer festa, de acordo com o seu orçamento. Hoje, você pode fazer uma festa infantil com um custo que vai de seiscentos reais até quinze, vinte mil reais, dependendo muito do que se quer. Nós fazemos desde o famoso chá de bebê até as festinhas na escola, ou seja, as opções são muitas”, completa ela, que já realizou mais de 300 festas infantis ao longo dos últimos oito anos.
A também empreendedora Bianca Viegas é nutricionista de formação, mas se apaixonou pela fotografia há mais de dez anos e, desde o início, se encantou com o universo das festas infantis. Hoje, esse é o seu nicho preferido de trabalho, e ela acredita que os profissionais da fotografia, de maneira geral, ainda não conseguiram enxergar a dimensão e a grandiosidade dessa oportunidade.
“O mercado infantil não tem fim, pois todos os dias nascem crianças, todos os dias elas fazem aniversário e eu recebo esses pedidos de orçamento diariamente. Vejo muitos fotógrafos que não gostam de fazer festas infantis, pois preferem se focar nas festas de 15 anos ou casamentos, pois acham mais fácil, mais controlado. No caso da festa infantil, realmente, é mais desafiador, pois não existe regra, tudo depende da criança, do humor dela, e haverá situações em que você realmente vai precisar contornar, mas o universo infantil é gigantesco e vale muito a pena sim”, acredita ela, que é mãe de três filhos. “Acho que eu gosto muito desse nicho porque eu amo crianças, amo os temas infantis, então, todo aniversário que eu fotografo é como se fosse pra minha própria família”, conta.
A servidora pública Raíssa Teixeira, de 36 anos, é mãe da pequena Ruth Maria, de dois anos, e de João Benício, de três anos. Desde o batizado de Ruth, ela começou a contratar ajuda especializada não apenas para a decoração das festas, mas, também, para ajudar a compor todos os detalhes que poderiam passar despercebidos por uma jovem mãe. “Para mim, sempre é válido e positivo, porque são muitos detalhes e se não tiver ajuda de um profissional a gente pode acabar esquecendo de algo e prejudicando o nosso momento de curtir o melhor, que é a festa”, relata.
Quando Ruth completou seis anos, Raíssa e a família passaram por um momento ainda mais especial, pois ela também descobriu que estava grávida do segundo filho. “Sem dúvida, foi inesquecível! O tema foi o ‘Jardim Encantado’ de Ruth Maria e a decoração ficou perfeita nos tons de azul e rosa. Não comemoro todos os anos, mas acho que esses serviços são essenciais. Temos sempre que ter bons profissionais que possam dar conta de quando decidimos fazer tudo em cima da hora”, analisa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA