Vendas do comércio paraense não cresceram nem diminuíram em março; entenda
Pesquisa do IBGE não registrou crescimento nem recuo no volume de compras no varejo, mas empreendedores não estão reclamando
As vendas do varejo no Pará no mês de março de 2022 ficaram estagnadas, sem aumentos ou recuos no volume de compras, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contrastam com os dois primeiros meses do ano, quando foram registradas altas de 2,8% em janeiro e 2,4% em fevereiro.
VEJA MAIS
Na comparação com março de 2021, porém, o resultado é positivo, já que o comércio paraense registrou queda de 7,2% nas vendas no período, quando a pandemia de covid-19 passava por uma segunda onda de infecções no Pará. No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio teve alta, passando de 6,2% em fevereiro para 9,4% em março. Do mesmo modo, a variação acumulada em 12 meses também teve alta, indo de 6,9% em fevereiro para 7,4% em março.
O que dizem os comerciantes?
John Paul Alves gerencia uma loja que vende de tudo nas proximidades da feira do Entroncamento e conta que a procura tem sido alta pelos comércios de bairro e que as vendas tem crescido.
"O público em geral prefere comprar em um local perto de casa. Além disso, tem a vantagem de encontrar tudo. Tudo o que tem no atacadão, tem aqui. O dinheiro está um pouco escasso então as pessoas não querem fazer aquela compra grande, e sim de pouquinho em pouquinho de acordo com a necessidade", avalia ele, ao destacar que os produtos mais vendidos são os alimentares, como o feijão, e os itens de higiene básica.
Lena Cláudia gerencia um estabelecimento focado em produtos para animais domésticos e conta que o empreendimento não passou sufoco ao longo da pandemia, mas que as coisas agora estão bem melhores quando o assunto são as vendas.
"A gente viu muita gente que baixou muito a procura, os clientes. Mas graças a Deus aqui pela Marambaia e Entroncamento o movimento está excelente. O que sai mais é a ração, tanto para gato ou cachorro. E os produtos de limpeza deles também. Estamos conseguindo levar, apesar da inflação", aponta ela, ao dizer que a expectativa para o resto do ano de 2022 é a melhor possível.
Ranking nacional
Na comparação com os demais estados brasileiros, a pesquisa apontou que o Pará ocupou a 20ª colocação entre todos. Na lista, aparecem com quedas expressivas o Amazonas (-3,2%), Distrito Federal (-1,5%) e Bahia (-1,2%). Já Goiás (3,0%), Roraima (2,8%) e Pernambuco (2,5%) registraram as maiores altas no mesmo mês. Considerando todo o território nacional, o volume de vendas no comércio varejista nacional teve alta de 1,0% em relação ao mês de fevereiro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA