Representantes de 12 municípios do Pará participam do Chocolat Festival na Bahia

Empreendedores paraenses apresentam no evento o chocolate produzido na Amazônia

Emilly Melo | Direto de Ilhéus, Bahia

A 38ª Edição do Chocolat Festival, aberta na quinta-feira (18) e cuja programação segue até o domingo (21), em Ilhéus, no sul da Bahia, conta com a exposição de diversos produtos desenvolvidos na Amazônia. Nada menos do que 12 municípios paraenses que se destacam na produção de cacau e de chocolate participam do evento. 

Os empreendedores representam várias regiões do Estado, a maioria proveniente do Baixo Tocantins e do Xingu. São pequenos e médios produtores de Mocajuba, Igarapé-miri, Barcarena, Belém, Santa Bárbara, Tomé-Açu, Parauapebas, Vitória do Xingu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Santarém.

VEJA MAIS

image Público lota abertura da 36ª edição do Chocolat Festival em Ilhéus, na Bahia
Evento reúne produtores do ramo de chocolates de várias partes do país, e, especialmente, do Pará, e segue até o domingo (21.07)

image Ilhéus recebe maior evento de chocolate da América Latina de 18 a 21 de julho
Evento terá a participação de representantes paraenses 

image Dia Mundial do Chocolate marca importância do Pará como maior produtor de cacau do Brasil
O brasileiro consome atualmente, em média, 3,9 kg de chocolate por ano e a tendência é aumentar o consumo, aliando saúde e bem-estar ao desenvolvimento sustentável

image Dia do Chocolate: produção de indígenas do Pará ganha destaque
No domingo, 7 de julho, se comemora o Dia do Chocolate e marcas como Karaum Paru e Yudjá vêm ganhando participação em eventos do setor.

No total, 27 cacaueiros compartilham um espaço reservado ao Pará no Chocolat Festival, onde têm a chance de dialogar com os visitantes e expor tanto a produção in natura como a já industrializada. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap), o objetivo é moldar a produção cacaueira paraense para modelos agroflorestais que incluem a expansão e desenvolvimento econômico da atividade e, ao mesmo tempo, prezam pela proteção das florestas.

No Pará, a rota do chocolate movimenta desde a região do Xingu até o nordeste paraense. As maiores produções se concentram em Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Anapu, Tomé-Açu, Mocajuba, Novo Repartimento, Tucumã, Altamira, Placas, Rurópolis, e Santarém.

Negócios e estratégias

Nesta edição do festival do chocolate mais tradicional da América Latina, os empreendedores têm a oportunidade de participar de rodadas de negócios, palestras e painéis que mostram a evolução da indústria cacaueira, as transformações impulsionadas pela tecnologia e pela sustentabilidade. Nos fóruns de discussões, o Pará contribuiu com o painel "Indicadores de sustentabilidade: um olhar sobre a cadeia produtiva do cacau do Estado do Pará", ministrado por Elis Trzeciak, produtora de cacau e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

A relação entre produção e sustentabilidade na cacauicultura paraense é vista como fundamental para vários produtores paraenses, como afirma Victor Azevedo, representante de uma empresa de chocolates de Medicilândia, município considerado o maior produtor de cacau do Brasil.

“Quando a gente fala de cacau e do sistema agroflorestal estamos falando de sustentabilidade, porque o cacau tem a habilidade de conseguir fazer a recuperação do solo que foi degradado. Trabalhar esse tema e a produção do cacau significa que a gente consegue preservar o meio ambiente e recuperar aquilo que um dia foi perdido. Então, além de gerar desenvolvimento econômico, a gente consegue ter a questão da sustentabilidade, principalmente porque o Pará vai sediar a COP 30”, enfatiza Azevedo.

Durante o Chocolat Bahia, 15 compradores de cacau e chocolate de 12 países participarão de rodadas de negócios promovidas pelo Programa Exporta Brasil, da Apex. Os países representados na missão são: Rússia, Países Baixos, Bélgica, Portugal, Lituânia, França, Alemanha, Islândia, Israel, Emirados Árabes, Unidos, Argentina e África do Sul.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA