Rendimento real da poupança atinge 5,22% acima da inflação

Modalidade alcança maior retorno desde outubro de 2017, mas especialistas indicam outras opções de investimento

O Liberal
fonte

A poupança rendeu 5,22% acima da inflação em um período de 12 meses encerrado em junho de 2023. As informações são do monitoramento realizado por Einar Rivero, da plataforma TradeMap. Essa é a primeira vez desde agosto de 2017 que o ganho real, ou seja, o rendimento acima da inflação, ultrapassa a marca de 5%.

Os resultados têm sido positivos desde setembro do ano passado e vêm crescendo continuamente. Em maio, o rendimento real atingiu 4,40%, alcançando o maior retorno desde outubro de 2017.

VEJA MAIS

image Threads: nova rede social estaria captando dados bancários e violando LGPD
Usuários reclamaram de uma lista imensa de permissões que devem aceitar para conseguir ter acesso ao investimento da Meta

image Saiba quais são os investimentos mais promissores para 2023
Mercado financeiro é influenciado por vários fatores, como o cenário político

No entanto, especialistas alertam que a poupança não é a opção mais vantajosa para fazer o dinheiro render. Eles recomendam alternativas como CDB e investimentos atrelados ao CDI.

"Em termos reais, a poupança está melhorando seu rendimento devido à queda da inflação. No entanto, ao mesmo tempo, o CDI está proporcionando ganhos muito maiores. No final das contas, o que importa para o investidor é obter rendimentos acima da inflação e aumentar o poder de compra", afirma Francisco Levy, estrategista-chefe da Empiricus.

Investidor: é mais vantajoso investir em aplicações como o Tesouro Direto

Michael Viriato, sócio-fundador da Casa do Investidor, em entrevista para a Folha, destaca que atualmente é mais vantajoso investir em aplicações como o Tesouro Direto. Ele ressalta que, a longo prazo, a poupança deve perder ainda mais força, especialmente para as novas gerações. "Com o tempo e a evolução da educação financeira, haverá cada vez menos pessoas investindo na poupança. Com as novas gerações, a tendência é de que a poupança acabe. Hoje existem muitas mais possibilidades de investimento", afirma.

Bruno Mori, economista e sócio-fundador da consultoria de planejamento financeiro Sarfin, destaca para a Folha uma vantagem do CDB em relação à poupança: o resgate do dinheiro a qualquer momento, já com os rendimentos diários. "A poupança só rende a cada 30 dias. Se você quiser resgatar antes, não receberá nada referente ao rendimento daquele período", explica.

Quanto rende a poupança?

Vale lembrar que a remuneração da poupança é de 0,5% ao mês quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, acrescido da TR (Taxa Referencial) - atualmente, a taxa básica de juros se mantém em 13,75%. Já quando a Selic é de até 8,5%, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a TR.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA