Relatório do Banco Mundial propõe rever impostos, crédito rural e subsídios na Amazônia

Órgão internacional lista regras distorcidas como fatores que incentivam uma economia improdutiva na região

O Liberal
fonte

O Banco Mundial publicou, na noite desta terça-feira (9), o relatório “Equilíbrio delicado para Amazônia Legal brasileira”, em que defende o aumento da produtividade na Amazônia Legal como medida para desarmar pressões por desmatamento na região. Para o órgão internacional, regras distorcidas de crédito rural, impostos ineficientes e subsídios mal direcionados são fatores que incentivam uma economia improdutiva. 

A instituição propõe, por exemplo, que o crédito rural seja concentrado em agricultores menores e com maior produtividade. No caso das grandes propriedades, o crédito deve ser vinculado a agricultura de baixo carbono. 

VEJA MAIS

image Pirarucu ‘estoura’ boca de pescador ao tentar se soltar em rio da Amazônia: ‘Quase me nocauteou’
Youtuber Fabio Fregona, conhecido como Baca, classificou essa como a “maior batalha” de sua vida

image Helder pede a Lula que estados da Amazônia sejam beneficiados por taxação das apostas esportivas
Governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal enviou hoje (2) um ofício ao presidente da República fazendo a solicitação

image Ações desenvolvidas pelo Pará buscam liderança em economia sustentável 
Em entrevista exclusiva concedida ao Grupo Lideral, Helder Barbalho destacou os planos desenvolvidos para reduzir o desmatamento e promover o protagonismo da Amazônia; debates foram levado para evento em Londres

Para o Banco Mundial, também é necessária uma reforma profunda do imposto rural, que inclua a retirada da autodeclaração de proprietários; a não punição de proprietários de áreas grandes que preservem alto percentual de florestas e o estímulo à pecuária intensiva em desfavor da extensiva.

O relatório também faz críticas à Zona Franca de Manaus, apontada como uma ação pouco eficiente para impulsionar a economia da região. Além disso, para o órgão internacional, a Zona Franca estimula má-alocação de recursos. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA