Procon autua lojas no comércio de Belém por descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor

Entre as irregularidades, ausência de preço em produtos expostos

O Liberal
fonte

O Procon Pará realizou nesta quinta-feira (11) fiscalização em estabelecimentos comerciais do centro comercial de Belém.As principais infrações foram a não disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uso de sacolas não biodegradáveis e falta de visualização de preços em produtos expostos nas lojas. O órgão autuou as empresas flagradas nessas situações. A ação do Procon averiguou se havia irregularidades por parte das lojas, às vésperas do Dia dos Pais.

Nas cinco lojas fiscalizadas nesta quinta-feira, os agentes fiscais da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), aplicaram autos de infração pela não disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor (CDC), por uso de sacolas não biodegradáveis e pela falta de visualização de preços nas vitrines das lojas. Se o produto está exposto, diz o Código de Defesa do Consumidor, deve ter preço.

VEJA MAIS

image Bares e restaurantes esperam movimento maior no Dia dos Pais
Após dois anos de pandemia, setor vê retomada das comemorações em família

image Restaurante Popular de Belém terá almoço especial pelo Dia dos Pais nesta sexta
O espaço estará recebendo os clientes e visitantes para a programação especial das 11h às 13h

image Cemitérios em Belém se preparam para o Dia dos Pais; resíduos ainda são vistos na área
De acordo com a Seurb, as ações de limpeza já foram finalizadas. A expectativa é que 30 mil pessoas passem pelas necrópoles

Desde quarta-feira (10), o Procon Pará realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais, em shopping e em unidades de materiais de construção, em Ananindeua, onde foram aplicados autos de constatação, diante de infrações previstas no CDC.

O fiscal do Procon Cícero Ribeiro afirmou que o objetivo nessas fiscalizações “é averiguar a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor e da utilização de sacolas biodegradáveis, que devem ser disponibilizadas nas cores verde ou cinza”.

A comerciante Lúcia de Fátima relata que costuma fazer compras no comércio. Moradora de Natal, no Rio Grande do Norte, ela veio passar o Dia dos Pais com os filhos, que moram em Belém, e destacou a importância de haver fiscalização. “É muito importante, porque ficamos mais seguros em relação aos preços, e se estão compatíveis com a mercadoria que vamos comprar”, avaliou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA