Bares e restaurantes esperam movimento maior no Dia dos Pais
Após dois anos de pandemia, setor vê retomada das comemorações em família
A proximidade do Dia dos Pais no próximo domingo tem provocado o aumento da procura por reservas em restaurantes. Na capital, os estabelecimentos já se organizam para a ocasião com a oferta de cardápios e programações especiais focando especialmente no atendimento das famílias. A expectativa do setor é um incremento de 10% a 15% nas vendas.
“Estamos trabalhando a todo vapor para proporcionarmos uma experiência memorável aos nossos consumidores, e tem propostas para todos os perfis, tem restaurante com pacotes de menu fechado, outros com cardápios especiais, atrações musicais, movimentando todo nosso setor”, disse a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado do Pará (Abrasel-PA), Bebel Lima, que avalia que o cenário é de retomada no segmento. “Acredito que estejamos no mesmo patamar do período antes da pandemia e com mais procura que 2021”, pontua.
No bairro do Umarizal, o empresário Celestino Alves compartilha a mesma visão e espera que haja uma movimentação bem superior à do ano passado. “A expectativa é muito boa porque depois de dois anos vamos poder comemorar o Dia dos Pais. Eu percebo que os clientes estão dando mais valor à data e ao momento de poder comemorar com a sua família”, afirma.
Com base nessa observação, o local se prepara para receber até 500 clientes durante as 5 horas de funcionamento. Além disso, o empreendimento deve incrementar a oferta de pratos com bacalhau, camarão, peixe e pirarucu no buffet, bem como de comidas típicas e churrasco, incluindo cortes bovinos e peixe assado.
“Estamos fazendo reservas, já estamos com 30% de ocupação, mas isso deve aumentar até domingo. A capacidade máxima de reservas é de 60% porque deixamos uma margem de mesas disponíveis para os clientes que chegarem na porta terem condições de serem atendidos”, conta Alves, que já organizou até a abertura de um segundo salão para aumentar a oferta de mesas na data.
“As três principais datas do setor são o Dia das Mães, Dia dos Namorados e, em terceiro lugar, o Dia dos Pais, mas a expectativa é que a movimentação neste domingo seja próximo do que tivemos no Dia das Mães”, comenta o empresário.
Para a presidente da Abrasel-PA, o investimento de negócios como esse, apostando inclusive na contratação de pessoal extra, é reflexo do otimismo do setor. Apesar da pressão inflacionária sobre os itens da alimentação e o consumo fora de domicílio, Bebel Lima destaca que o segmento de bares e restaurantes tem motivos para comemorar em virtude, por exemplo, da retomada do faturamento a níveis comparáveis aos da época pré-pandemia. “Normalmente, em datas comemorativas temos um ticket médio maior, por ser uma data especial as famílias se permitem gastar um pouco mais ao compartilharem esse momento com os que amam a fim de ter uma celebração inesquecível”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA