OAB Pará lança cartilha para combater 'Golpe do Falso Advogado' no Pix
Guia orienta advogados e a sociedade sobre como evitar golpes de transferências de dinheiro

A Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pará) lançou, nesta segunda-feira (24), a "Cartilha do Falso Advogado". O guia quer informar a classe advocatícia e a sociedade, em geral, sobre como evitar golpes por meio do Pix, já que é crescente o número de vítimas de fraudes com pagamentos instantâneos entre contas bancárias a qualquer hora do dia ou da noite.
VEJA MAIS
Criado pelo Banco Central do Brasil (BC), o Pix é um modo de transferência monetária e de pagamento eletrônico instantâneo, rápido e seguro, no entanto, grupos criminosos têm conseguido ludibriar brasileiros diariamente.
De acordo com a OAB Pará, há golpes em que "criminosos exploram a urgência e a falta de informação das vítimas, focando, especialmente, em clientes de escritórios de advocacia. Passando por advogados ou funcionários, eles solicitam pagamentos indevidos, usando justificativas fraudulentas, como a liberação de valores judiciais ou custos processuais inexistentes”, diz a Ordem.
"Os golpistas entram em contato, se passando por profissionais legítimos, e pedem informações financeiras ou transferências via Pix, enganando as vítimas com mentiras”, complementa a entidade representativa dos advogados.
A cartilha da OAB Pará tem 12 páginas divididas em cinco tópicos. O documento explica o que é o golpe, as formas mais comuns, e como os clientes podem se proteger. Há orientações para advogados e escritórios bem como o que a vítima pode fazer.
A cartilha também traz contatos importantes para denunciar o crime. Acesse a cartilha na íntegra aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA