CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

OAB Pará lança cartilha para combater 'Golpe do Falso Advogado' no Pix

Guia orienta advogados e a sociedade sobre como evitar golpes de transferências de dinheiro

O Liberal
fonte

A Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pará) lançou, nesta segunda-feira (24), a "Cartilha do Falso Advogado". O guia quer informar a classe advocatícia e a sociedade, em geral, sobre como evitar golpes por meio do Pix, já que é crescente o número de vítimas de fraudes com pagamentos instantâneos entre contas bancárias a qualquer hora do dia ou da noite.

VEJA MAIS

image Dino cobra dados do governo sobre 'emendas Pix' destinadas a empresas do Perse
Em relação às emendas da Saúde, o ministro cobrou a apresentação de um procedimento para verificar se os repasses estão respeitando critérios técnicos

image Pix é um exemplo de soberania digital e quebra de duopólio, diz pesquisador
O pesquisador explicou que o software criado pelo Banco Central do Brasil tornou-se a principal ferramenta para processar pagamentos eletrônicos 24 horas por sete dias no País

Criado pelo Banco Central do Brasil (BC), o Pix é um modo de transferência monetária e de pagamento eletrônico instantâneo, rápido e seguro, no entanto, grupos criminosos têm conseguido ludibriar brasileiros diariamente.

De acordo com a OAB Pará, há golpes em que "criminosos exploram a urgência e a falta de informação das vítimas, focando, especialmente, em clientes de escritórios de advocacia. Passando por advogados ou funcionários, eles solicitam pagamentos indevidos, usando justificativas fraudulentas, como a liberação de valores judiciais ou custos processuais inexistentes”, diz a Ordem.

"Os golpistas entram em contato, se passando por profissionais legítimos, e pedem informações financeiras ou transferências via Pix, enganando as vítimas com mentiras”, complementa a entidade representativa dos advogados.

A cartilha da OAB Pará tem 12 páginas divididas em cinco tópicos. O documento explica o que é o golpe, as formas mais comuns, e como os clientes podem se proteger. Há orientações para advogados e escritórios bem como o que a vítima pode fazer.

A cartilha também traz contatos importantes para denunciar o crime. Acesse a cartilha na íntegra aqui

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA