No LIDE em Londres, Rodrigo Pacheco pede redução imediata de juros ao Banco Central do Brasil

Lide Conference reúne lideranças políticas para debater desenvolvimento social e econômico. Governador do Pará, Helder Barbalho, também está no evento e falou sobre sustentabilidade

O Liberal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, uma redução imediata das taxas de juros no Brasil. Durante sua participação no Lide Conference, no Reino Unido, nesta quinta-feira (20.abr.2023), Pacheco afirmou que o Senado concedeu autonomia à instituição financeira, mas é necessário ter "sensibilidade política" nas decisões. Ele disse que a redução das taxas é fundamental para não sacrificar o trabalho que foi feito ao longo do tempo.

VEJA MAIS

image Helder Barbalho destaca ações de bioeconomia no Pará durante LIDE Brazil Conference em Londres
Evento debate economia, desenvolvimento social, meio ambiente e agronegócio

[[(standard.Article) Em evento do Lide, Vélez pede apoio de empresários]]

Pacheco afirmou ainda que, apesar das divergências entre o Legislativo e o Executivo, ambos compartilham o desejo de reduzir as taxas de juros. Ele não citou nominalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas disse que a pressão crescente sobre o presidente do Banco Central tem levado a um aumento na perspectiva de inflação de médio prazo.

De acordo com Pacheco, as condições para uma redução das taxas de juros já estão dadas, pois a inflação está contida e em ritmo de queda, a moeda é estável e o dólar está abaixo de R$ 5. No entanto, ele destacou que é importante que o Banco Central seja respeitado e que a busca pela redução das taxas seja feita de forma equilibrada.

O que é LIDE?

O Lide, grupo empresarial fundado em 2003 por João Doria, ex-governador de São Paulo, está promovendo seu segundo evento internacional em 2023. O primeiro foi realizado em Lisboa em fevereiro e agora o grupo se reúne em Londres, no Hotel Savoy, um dos mais tradicionais da capital britânica.

A iniciativa reúne importantes lideranças de diversos setores e poderes, com o objetivo de fomentar discussões inovadoras e promover a imagem do Brasil, além de atrair novos investimentos para o país. O evento conta com a presença de João Doria Neto, filho de João Doria e presidente do Lide, além de Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e chairman do Lide.

O tema central do encontro é "Meio Ambiente: o novo posicionamento do Brasil", com a participação de Izabella Teixeira, co-presidente do International Resource Panel (ONU) e ex-ministra do Meio Ambiente, Thomas Goodhead, CEO da Pogust Goodhead, e Michael Stott, editor para a América Latina do Financial Times.

Outro destaque do evento é a mesa de discussão "Fatores de desenvolvimento econômico e social do Brasil: perspectivas de ambiente de negócios e confiança de investidores", que contará com a presença de governadores de diversos estados brasileiros, como Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Helder Barbalho (Pará), Renato Casagrande (Espírito Santo), Ronaldo Caiado (Goiás) e Tarcísio de Freitas (São Paulo). Também participam da mesa Roberto Santos, presidente do Conselho da CNseg e diretor-presidente da Porto, e Isaac Sidney, presidente da Febraban.

O evento em Londres é uma oportunidade importante para promover o diálogo entre lideranças de diferentes países e setores, além de fomentar a imagem do Brasil no cenário internacional.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA