Mulheres lideram a maioria dos micro e pequenos negócios no Pará

Especialistas acreditam que, cada vez mais, elas precisam ocupar esses espaços

O Liberal
fonte

Cada vez mais, no Brasil e no Pará, há um número crescente de mulheres liderando negócios. Levantamentos feitos pela Junta Comercial do Pará (Jucepa) e pelo Sebrae Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA) comprovam que a quantidade de empresas abertas em 2021 por mulheres, do tipo MEI (Microempreendedor Individual), foi de 35.797 (56,6% do total/Jucepa). E, do total de 132.807 empreendimentos individuais divulgados pelo Sebrae, 80.933 (61%) são liderados por mulheres. Ou seja, as mulheres são fundamentais para o cenário macroeconômico do Brasil e as possibilidades para este ano e o ano que novo que se aproxima. 

VEJA MAIS

image Mulheres empreendedoras inspiram e empregam outras mulheres em Belém
Karen Castro, Gessica Meireles e Lana Lima contam as vantagens e desafios de serem donas do próprio negócio

image ‘Não basta empreender’, diz Mauro Kreuz sobre a importância do administrador profissional
Presidente do Conselho Federal de Administração fala sobre a atuação desses profissionais na retomada de economia

“Temos um Estado muito rico e abundante em recursos, pessoas e em número crescente de empreendedores, especialmente mulheres, que hoje têm um papel fundamental na economia. Então, precisamos, cada vez mais, promover essa ocupação de espaços e fazer com que empreendedoras e especialistas possam discutir a economia sob a perspectiva econômica e em benefício das mulheres”, acredita a advogada Denise Mendes. 

A mesma visão tem a economista e ex-secretária do Tesouro Nacional e do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, que vê de forma desafiadora o final do ano de 2022 e o início de 2023, mas, ao mesmo, com muitas possibilidades de crescimento, especialmente para as mulheres.

image Banco da Amazônia aposta no empreendedorismo feminino na região norte
Projeto ‘Amazônia para elas’ fomenta a economia do país, apoiando negócios e projetos científicos

image 'Empreendedorismo é saída para abusos contra mulheres', destaca Daniella, presidente da Caixa
Única executiva à frente de um grande banco brasileiro, Daniella Marques diz que o 'sistema financeiro negligencia a mulher como detentora do poder de consumo'

“Nesses próximos meses, vamos ter um cenário desafiador, com a acomodação dos choques da pandemia, do conflito entre Rússia e Ucrânia, e do aumento de juros globais. O Brasil entra nesse cenário bem posicionado, como exportador de commodities e detentor de uma matriz energética limpa e diversificada. E, ainda, por estar longe da região do conflito. Já a economia paraense tem uma base importante em commodities, especialmente minérios de ferro e agronegócios. E o universo feminino é fundamental em todas essas perspectivas, que vão da inovação e do desenvolvimento de negócios até a inclusão social e produtiva”, analisa. 

Para ambas, é fundamental que empreendedores e empreendedoras paraenses conheçam os melhores cenários e os segmentos que vêm ganhando espaço, a fim de que se desenvolvam estratégias capazes de fortalecer de fato a economia local.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA