Governo pressiona Apple e Samsung por carregadores

Diversas marcas tem vendido celulares sem carregadores alegando questões ambientais

Redação Integrada com informações do UOL Tilt

O governo federal deu um ultimato à Apple e à Samsung, empresas que deixaram de vender os seus novos celulares com os carregadores de tomada dentro das caixas.

A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, propôs um acordo com as companhias no Brasil para tentar evitar uma multa que pode chegar a R$ 10 milhões.

Oficialmente, o órgão do governo enviou um Termo de Ajustamento de Conduta às empresas que "mantiveram as vendas sem carregadores", sem citar nomes. Tilt confirmou que as únicas que receberam a oferta de acordo foram Apple e Samsung.

De acordo com Pedro Queiroz, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da secretaria, "banir simplesmente o item da embalagem dificulta o entendimento da população em geral, sem que efetivamente seja garantida a diminuição da quantidade de lixo eletrônico", disse, em nota.

Se as empresas recusarem o acordo, o órgão federal pode aplicar uma multa de, no máximo, R$ 10 milhões, como prevê seu regulamento interno. Tanto Apple quanto Samsung argumentam que a eliminação do carregador de celular traz benefícios ao meio ambiente.

Procuradas, a assessoria de imprensa da Apple afirmou que a empresa não vai comentar o caso publicamente por enquanto. A Samsung afirmou que não recebeu a notificação em questão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA