Décimo terceiro salário: veja o prazo para o pagamento e como usar o dinheiro de forma eficiente

Termina nesta quarta (30) o prazo para que as empresas façam o pagamento da primeira parcela do dinheiro extra

Luciana Carvalho
fonte

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para que as empresas façam o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O valor a ser recebido por cada trabalhador varia conforme o salário bruto e o tempo de atuação na empresa.

VEJA MAIS

image BPC: Vai ter décimo terceiro em 2022? Veja o calendário de pagamentos
Para receber o benefício não é necessário que o cidadão tenha contribuído com o INSS; veja aqui se o BPC pagará 13º salário em 2023

image Décimo terceiro salário dá mais folga ao orçamento do trabalhador; saiba como usar
Economista orienta que o foco deve ser a quitação de contas e gastos necessários

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram as parcelas do 13º antecipadas para abril e maio deste ano.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o dinheiro extra tem o potencial de injetar na economia brasileira cerca de R$ 249,8 bilhões neste ano.

Mas, a pergunta que sempre fica no ar é: qual a melhor estratégia financeira para usar o 13° salário? Comprar presentes de Natal, investir em renda fixa ou guardar o dinheiro em uma poupança?

Veja cinco dicas para usar o décimo terceiro salário de forma eficiente

 1. Dívidas

Quem está no cheque especial ou parcelas de financiamento no cartão de crédito, pode usar o décimo terceiro salário para quitar essas dívidas. Se não der para “zerar” tudo, comece pelas contas que cobram os juros mais altos. Use a quantia recebida para ganhar um abatimento das dívidas na hora da negociação.

2. Contas do começo do ano

O planejamento é fundamental para tudo na vida. Já pensou começar o ano com o IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares pagos? Pois é, uma outra dica é utilizar o recebimento de novembro e dezembro para começar 2023 com uma folga no orçamento.

3. Reserva de emergência

Ter um fundo para imprevistos é fundamental para deixar a cabeça tranquila. Nunca se sabe quando vai ocorrer uma doença na família ou a perda de um emprego. Por isso, é também seria bom aproveitar o salário extra para iniciar um “fundão”. O ideal é que se tenha um valor equivalente a, pelo menos, seis meses de despesas mensais.

4. Investimentos

Se você já tem um fundo para emergências e não tem dívidas, aproveite para investir. Escolha investimentos adequados às suas necessidades. O salário também pode se transformar no primeiro passo para contratar produtos financeiros que garantam a segurança financeira de todos da sua casa. Sempre aplique o dinheiro de forma estratégica, de olho no futuro.

5. Presentes

Se ainda assim você é daqueles que não consegue ficar sem gastar na época do Natal, busque promoções. Aproveite as ofertas que restaram da Black Friday e antecipe as compras, utilize apenas uma parte do valor recebido para os presentes.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA