Cédula C: prazo para empresas entregarem o informe de rendimentos termina nesta segunda

Trabalhadores precisam desses documentos para fazer a declaração do Imposto de Renda junto à Receita Federal

O Liberal
fonte

Termina nesta segunda-feira o prazo para que empresas e fontes pagadoras entreguem aos contribuintes os informes de rendimento referentes a 2021. Esses documentos são necessários para fazer declaração do Imposto de Renda, cujo prazo de entrega começa na próxima segunda-feira, 7 de março, e vai até 29 de abril. Ex-empregados, que trabalharam por algum período de 2021, mas tiveram seu contrato de trabalho rescindido, também devem receber os informes do ex-empregador, caso não tenha sido fornecido na rescisão. As informações são do G1 Nacional.

VEJA MAIS

image Receita Federal espera a entrega de mais de 707 mil declarações do Imposto de Renda no Pará
Confira as regras para a entrega da Declaração do IR da Pessoa Física 2022

image Confira dicas para declarar imposto de renda; prazo começa em março
Núcleo de Apoio Fiscal de Belém pode auxiliar pessoas que possuam dúvidas ou dificuldade com a declaração

image Receita Federal divulga prazo para declaração do imposto de renda; veja as datas
O contribuinte terá até o dia 29 de abril para repassar as informações referentes ao exercício 2021 e fazer as correções que forem necessárias

image Confira os documentos para declarar o Imposto de Renda 2022
O prazo do IR vai até o mês de abril, mas é importante organizar a documentação com calma para não cair na malha fina

Os informes que precisam ser entregues pelas empresas detalham o total dos rendimentos recebidos por cada pessoa em 2021, o imposto de renda retido na fonte no período e também valores descontados para a Previdência Social. Eles são necessários porque, no momento do preenchimento da declaração, o contribuinte precisa prestar contas de todos os seus ganhos no ano passado, incluindo salários, aluguéis e investimentos, assim como deve informar todos os bens e direitos que faziam parte de seu patrimônio até 31 de dezembro de 2021, como por exemplo, imóveis e veículos.

Instituições financeiras e entidades de previdência complementar também devem disponibilizar aos clientes os informes de rendimento, com dados sobre aplicações financeiras e saldos existentes ao final de 2021 de todas as contas e investimentos.

As empresas e fontes pagados que não entregarem os documentos exigidos até o fim do prazo podem pagar multas.

Os trabalhadores que não receberem os informes, devem procurar o setor de recursos humanos da empresa ou entrar em contado com a fonte pagadora. Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada.

Especialistas recomendam que os contribuintes separem os documentos necessários para preencher a declaração do Imposto de Renda com antecedência, para garantir a melhor restituição ou menor pagamento e minimizando os riscos de malha fina. Quem entrega a declarações nos primeiros dias do prazo também tem mais chances de entrar nos primeiros lotes de restituição.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA