Brasil gera 135 mil novos postos de trabalho em novembro, aponta Caged

Comércio foi responsável por mais de 105,9 mil novos empregos no país

Emilly Melo
fonte

Em novembro, o Brasil criou 135.495 novos postos de trabalho formal, como apontam as  Estatísticas Mensais do Emprego Formal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgadas nesta quarta-feira (28). Com informações da Agência Brasil.

VEJA MAIS

image Ano de 2023 promete muitos concursos e candidatos devem se preparar com antecedência, diz professor
Vários concursos estão previstos no Pará, nos próximos meses

image Mercado tem dificuldade para contratar profissionais e qualificação pode ajudar a garantir vaga
Ao menos 84% das empresas estão com mais dificuldade para contratar profissionais agora do que em anos anteriores à crise sanitária, o que reflete o aumento da procura por profissionais qualificados

O saldo positivo é resultado das 1,748 milhão de admissões, ante 1,612 milhão de demissões. Até novembro deste ano, foram 2,466 milhões de empregos formais criados. O estoque total de carteiras assinadas no país chegou a 43,144 milhões.

O setor com maior destaque na geração de vagas foi o comércio, com 105.969 novos postos de trabalho. Os serviços registraram 92.213 novas vagas. A indústria, no entanto, apresentou queda, com perda de 25.707 postos, devido a uma pressão negativa do setor sucroalcooleiro, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

Houve queda também na construção, com menos 18.769 postos, e na agropecuária, que teve redução de 18.211 trabalhadores formais.

O resultado ficou positivo também em quatro das cinco regiões do país. O Sudeste abriu o maior número de vagas, com saldo positivo de 84.164, seguido por Nordeste (29.213), Sul (20.750) e Norte (3.055). Houve queda de 773 postos de trabalho no Centro-Oeste.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA