Brasil deve financiar exportação para Argentina, mas pede garantias

Anúncio deve ser feito nesta segunda durante a viagem do presidente Lula a Buenos Aires

O Liberal

Um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade de uma "unidade de conta sul-americana" deve ser criado, nesta segunda-feira (23), por Brasil e Argentina. O anúncio deve ser feito ainda hoje, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Buenos Aires. Ele se encontra com o presidente argentino Alberto Fernandez. As informações são da CNN Brasil.

VEJA MAIS:

image Em primeira agenda internacional após a posse, Lula viaja à Argentina neste domingo
Ainda nesta semana, na quarta-feira (25), o presidente segue em viagem oficial para o Uruguai

image Lula altera agenda na Argentina para incluir encontro com Maduro nesta segunda
Reunião deve acontecer no fim da tarde, mas o governo ainda não informou se haverá assinatura de algum ato ou memorando e pronunciamento após a reunião

Esse mecanismo vinha sendo chamado de "moeda comum", mas ganhou outro nome para evitar confusão. A proposta se assemelha mais, por enquanto, a um financiamento à exportação de produtos brasileiros para a Argentina e vice-versa. Segundo a reportagem, o objetivo é que as trocas bilaterais possam ser feitas sem a utilização do dólar, já que as reservas internacionais da Argentina são de apenas US$ 7 bilhões.

O Brasil já utilizou esse mecanismo com sucesso no caso de Angola, uma importante exportadora de petróleo, e também de forma mal-sucedida, como Cuba, que forneceu charutos como garantia.

Funcionaria assim: bancos públicos e privados financiariam empresas argentinas que queiram comprar produtos brasileiros com aval do Tesouro brasileiro. Em contrapartida, o Brasil pede da Argentina como garantia os recebíveis dos contratos de exportação, por exemplo, de gás natural. Os argentinos são importantes exportadores de gás.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA