Lula altera agenda na Argentina para incluir encontro com Maduro nesta segunda
Reunião deve acontecer no fim da tarde, mas o governo ainda não informou se haverá assinatura de algum ato ou memorando e pronunciamento após a reunião
Como parte da primeira viagem internacional de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após tomar posse no cargo, o chefe do Executivo brasileiro se reúne, nesta segunda-feira (23), com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Buenos Aires, na Argentina. As informações são do G1.
VEJA MAIS:
Os dois líderes estão no país para a reunião da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para esta terça-feira (24). O encontro deve acontecer no fim da tarde, mas o governo ainda não informou se haverá a assinatura de algum ato ou memorando, e se haverá pronunciamento após a reunião.
Agenda
O primeiro encontro de Lula na Argentina é com o próprio presidente do país, Alberto Fernández, ainda na manhã desta segunda - antes disso, o petista ainda participa de uma oferenda de flores na Plaza San Martín.
À tarde, a agenda presidencial prevê encontro com empresários e, pela noite, Lula deve ir a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.
Já na terça-feira (24), Lula participa da 7ª Celac. E há ainda a expectativa de encontros bilaterais com os países que solicitaram, mas essas agendas ainda não foram divulgadas. Segundo o Planalto, diversos temas serão tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.
Lula chegou no domingo (22) na Argentina, e a comitiva presidencial que o acompanha é formada por seis ministros: das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Fazenda, Fernando Haddad; da Saúde, Nísia Trindade; da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Outras viagens
Lula segue em viagem oficial para o Uruguai na próxima quarta-feira (25), onde se encontra com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou. Em fevereiro, Lula deve ir para os Estados Unidos e, em março, deve viajar para a China.
Presidente
Durante a viagem de Lula, quem ocupa a função de chefe do Executivo o Brasil é o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Esta é a primeira vez que ele vai assumir as funções de presidente da República, até Lula retornar do Uruguai.
Em uma rede social, Alckmin disse que "com orgulho e lealdade, assumo o governo, procurando honrar os compromissos de Lula com todos os brasileiros".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA