Auxílio Brasil: Caixa suspende empréstimo consignado após pedido do TCU

A empresa decidiu interromper a liberação dos valores após recomendação do ministro Aroldo Cedraz

Juliana Maia
fonte

A Caixa suspendeu por 24 horas a liberação dos valores referentes a contratos do programa de empréstimo consignado do Auxílio Brasil realizados na segunda-feira (24). A decisão foi tomada após recomendação feita pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, para a empresa realizar a ação, caso não preste esclarecimentos acerca do empréstimo consignado disponibilizado para os beneficiários.

VEJA MAIS

image Como se cadastrar no Auxílio Brasil; saiba onde fazer o empréstimo e como sacar
O empréstimo consignado é uma nova modalidade de crédito que terá seus descontos feitos diretamente no valor pago aos beneficiários

image Auxílio Brasil: quem recebe o benefício hoje? Confira o calendário desta terça-feira (25/10)
O auxílio foi antecipado e o Governo conclui pagamentos antes do 2º turno das eleições. O depósito desta terça-feira (25/10) será para os beneficiários que tem o número do NIS com final 0.

image Parecer do TCU recomenda suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
A Caixa Econômica Federal deve explicar o motivo de ter decidido começar a liberar a operação em outubro, entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais

A suspensão do crédito foi registrada por Lucas Furtado, procurador do Ministério Público, junto ao TCU. No pedido, o procurador declara que há um possível “desvio de finalidade” e “uso meramente eleitoral” na disponibilização dos empréstimos.

Em nota divulgada, a Caixa declarou que apresentará a documentação necessária sobre o programa. Confira:

“A CAIXA informa que, na tarde de hoje (24/10), tomou conhecimento de despacho do Ministro Relator nos autos da Representação sobre o programa de crédito consignado do Auxílio Brasil, que tramita no Tribunal de Contas da União (TCU). O documento estabelece prazo de 24 horas para o banco apresentar a documentação comprobatória da regularidade de seus procedimentos, pleito esse que será plenamente atendido no prazo estabelecido. Nos contratos que foram celebrados na data de hoje, a CAIXA informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada.”

(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA