CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

5G chega oficialmente no Pará, mas ainda com oscilações

Operadores afirmam que ativação foi iniciada e 23 bairros já estão recebendo o sinal da nova tecnologia

O Liberal

Nesta sexta-feira (7), o 5G chegou oficialmente a Belém e 23 bairros já estão recebendo o sinal da nova tecnologia, que promete ser mais rápida que as atuais conexões 4G. Os usuários, porém, ainda não sentiram a diferença na velocidade da conexão. O jornalista Gabriel Pinheiro está em Belém para o Círio de Nazaré e é um deles.

"Ainda não senti nenhuma grande diferença para o 4G. Talvez nas próximas horas ou dias isso fique mais evidente. Acho que os fios ainda devem estar se ligando porque uma hora aparece o sinal do 4G e outra hora do 5G. Está variando bastante", diz ele, que é morador do Reduto. 

A administradora Alice Nunes mora no bairro Batista Campos e afirma que conseguiu usar o 5G por volta de 12h. "Logo de manhã não estava aparecendo para mim, mas depois apareceu. Só ainda não vi a velocidade toda que dizem que é. Acho que é porque está no começo", diz.

VEJA MAIS

image Primeiro leilão do 5G movimenta R$ 47 bilhões
Seis novas operadoras entrarão no mercado de telefonia móvel

image Quais bairros de Belém não vão receber sinal 5G? Confira a lista
A tecnologia, que promete uma conexão pura e com mais velocidade, não estará disponível na maioria dos bairros de Belém; saiba quais

image Demora em emissão de boletos adia ativação do 5G em Belém e outras capitais
Liberação do sinal 5G depende de autorização junto à Anatel

A operadora Tim, por exemplo, afirma já cobre 35,1% da capital paraense com o 5G. A expectativa da empresa é de que em breve a nova rede seja expandida para outras áreas da cidade, conforme evolução da demanda do mercado. Graciela Berlezi, diretora de Vendas da Tim na região Norte, destaca o papel estratégico do Pará para a operadora e pontua os investimentos que têm sido feitos no Estado. 

“A cada ano, consolidamos nossa presença e liderança na região. Temos investido em infraestrutura de rede, tecnologia e inovação para garantir que nossos clientes tenham a melhor experiência com nossos serviços. E, agora, chegamos com mais uma revolução, com todas as vantagens do 5G. A nova tecnologia, sem dúvidas, será um diferencial na sociedade, não só o dia a dia das pessoas, mas também a economia do país,”, afirma.  

Até agora, a Tim possui a maior cobertura de 5G de Belém, operando nos bairros Reduto, Cremação, Telégrafo, Fátima, Coqueiro, Campina, Jurunas, Batista Campos, Nazaré, Condor, Parque Guajará, Terra Firme, Tenoné, Marambaia, Parque Verde, São Brás, Canudos, Pedreira, Umarizal, Cidade Velha, Marco, Guamá e Universitário.

A Claro também iniciou a operação. Em nota, a empresa afirma que já estava com a estrutura pronta e ativou a rede Claro 5G+ imediatamente após a liberação de uso do espectro.

image Veja a lista dos bairros de Belém que vão receber sinal 5G
Oito bairros terão cobertura das três empresas prestadoras do serviço

image Expectativa para o 5G é grande em Belém; veja quando chega
Prazo estabelecido pela Anatel vai até dia 28 de outubro, mas operadoras afirmam já estarem preparadas

A rede 5G da operadora já está sendo irradiada nos bairros Batista Campos, Campina, Nazaré, Reduto, Coqueiro, Cremação, Jurunas, Umarizal e São Brás. A Vivo também informou que já ativou o 5G em Belém nos bairros Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Cremação, Guamá, Jurunas, Marco, Nazaré, Pedreira, Reduto, São Brás, Telégrafo e Umarizal.

“Estamos preparados para atender todos os nossos clientes que tenham alguma dúvida nas 45 lojas Vivo no estado, além de mais de 10 mil pontos de relacionamento. Além disso, a Vivo possui mais de 3,199 milhões de clientes no Pará, sendo a empresa líder de market share com 39,87% no segmento móvel”, destaca o diretor da Vivo na Regional Norte, Marcelo Campos. Somente no ano de 2021, a companhia investiu mais de R$ 129,569 milhões no Pará. Em todo o Brasil, a empresa afirma ter mais de 4,2 milhões de clientes aptos a receberem o sinal do 5G.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA