MENU

BUSCA

2024: Aeroporto Internacional de Belém atinge marca inédita de 4 milhões de passageiros em 1 ano

Resultado foi alcançado oito dias antes do encerramento de 2024. Recorde anterior foi alcançado em 2014, quando 3,7 milhões de passageiros passaram pelo local

O Liberal

Faltando oito dias para o fim de 2024, o Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) alcançou uma marca inédita nesta segunda-feira (23.12): 4 milhões de passageiros atendidos ao longo do ano, pela primeira vez em sua história. São 300 mil passageiros a mais do que o recorde anterior, registrado há 10 anos, em 2014, quando 3,7 milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal paraense. 

As informações foram divulgadas pela Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária de administra o Aeroporto. Neste ano de 2024, o terminal de Belém já havia registrado outro marco histórico: no mês de julho, teve um fluxo de 415 mil passageiros atendidos - o maior quantitativo para um único mês.

Atraso e malas não embarcadas: passageiros da Azul enfrentam transtornos em voo dos EUA para Belém
Esta não é a primeira vez que passageiros da companhia aérea têm problemas no voo. Em abril deste ano algumas pessoas tiveram suas malas extraviadas

Ministro do Turismo anuncia recorde de 3,9 milhões de passageiros no Aeroporto de Belém
A expectativa é chegar a 4,1 milhões de passageiros no Aeroporto Internacional de Belém até o final do ano

Aeroporto de Belém quase dobrará sua capacidade de passageiros após obras de modernização
Com previsão de entrega para setembro do ano que vem, as intervenções buscam ampliar áreas do terminal e melhorar infraestrutura

 

Alta movimentação

Ainda conforme informações divulgadas pela NOA, mais de 30,5 mil voos para 26 destinos nacionais e internacionais foram operados no Aeroporto Internacional de Belém entre os meses de janeiro e novembro de 2024, um crescimento de 11,4% em relação ao número de pousos e decolagens realizados no mesmo período em 2023. 

O número de voos internacionais cresceu 68% em relação ao mesmo período do ano passado, com mais de 1.500 voos operados pelas companhias aéreas Air France, Surinam Airways, TAP Air Portugal, Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas. Mais de 154 mil passageiros embarcaram e desembarcaram nos voos diretos para as cidades de Caiena (Guiana Francesa), Paramaribo (Suriname), Lisboa (Portugal) e Fort Lauderdale (USA). 

Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da concessionária que administra o Aeroporto, afirma que estão sendo implementadas melhorias significativas para oferecer mais comodidade e segurança aos viajantes. "Neste semestre, demos início à fase I-B da concessão, que prevê a modernização completa do aeroporto. Com isso, será possível ampliar a capacidade de atendimento, otimizar o fluxo de passageiros, melhorar o conforto térmico, diversificar as opções comerciais e criar espaços ainda mais seguros e confortáveis”, declarou.

Para comemorar os resultados, foi realizado "batismo de aeronave". Os passageiros do voo AD4800, com origem na cidade de Parauapebas (Carajás), foram recebidos no aeroporto com o procedimento tradicional na aviação em que a aeronave é recebida com jatos de água dos caminhões dos bombeiros do aeródromo. 

Economia