MENU

BUSCA

Ministro do Turismo anuncia recorde de 3,9 milhões de passageiros no Aeroporto de Belém

A expectativa é chegar a 4,1 milhões de passageiros no Aeroporto Internacional de Belém até o final do ano

O Liberal

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o recorde de movimentação de passageiros na capital paraense na manhã deste domingo (15/12), no Aeroporto Internacional de Belém. Em 2024, já passaram pelo aeroporto 3,9 milhões de pessoas, o que superou o ano passado que registrou o embarque e desembarque de 3,6 milhões de passageiros.

"Essa é uma marca histórica no Aeroporto Internacional de Belém, que nunca tinha chegado em 3,9 milhões de passageiros transitando em um ano no aeroporto, marca alcançada hoje, e as nossas perspectivas junto com a empresa NOA, que administra o aeroporto, é encerrarmos o ano de 2024 com 4,1 milhões de passageiros transitando no Aeroporto Internacional de Belém", declarou.

Sabino também adiantou que até o final do ano o Brasil deverá bater o recorde também de turistas estrangeiros que visitam o país. O recorde é de 2018 com 6,6 milhões de turistas estrangeiros. "Nós vamos superar até o final deste ano de 2024. Muita gente quando começávamos a dizer que íamos superar essa marca pelo esforço que estava sendo feito para trazer mais companhias aéreas, mais voos para o país, pelo trabalho aprimorado que tem sido feito para promover o país internacionalmente muito eficaz", destacou.

VEJA MAIS

Aeroporto de Belém quase dobrará sua capacidade de passageiros após obras de modernização
Com previsão de entrega para setembro do ano que vem, as intervenções buscam ampliar áreas do terminal e melhorar infraestrutura

Com aumento de 7%, Aeroporto de Belém espera receber 707 mil passageiros na alta temporada
Com a melhora econômica no país e melhorias na infraestrutura, mais viagens devem ocorrer durante as festas de fim de ano e férias escolares

Investimentos no aeroporto de Belém foram adiantados, diz ministro
Os valores, entre R$ 60 milhões e R$ 80 milhões, estavam previstos para serem destinados em até dez anos

O próximo ano a expectativa é chegar em 7 milhões de passageiros. Para isso o Ministério está com projetos como Conheça o Brasil Voando, Conheça o Brasil Realiza e Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati). A expectativa para o Estado do Pará é que de 60 a 90 mil pessoas visitem o Estado para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).

O momento foi de celebração no Aeroporto Internacional de Belém com a apresentação de um grupo de carimbó e a entrega de medalhas para uma passageira, que representou todos que passaram pelo local em 2024, e para o comandante do da aeronave que trouxe os passageiros que bateram o recorde.

O que não pode faltar em viagem a Belém

A celebração contou com a entrega de uma medalha para Andrya Dionísio de Brito, de 24 anos, que representou todos os passageiros. A jovem, que mora em Joinville, Santa Catarina, veio visitar amigos e familiares no final de ano. "O sentimento é maravilhoso. Depois de cinco meses que eu estava fora chegar com essa recepção e ser surpreendida com 4 milhões de passageiros no Pará, fiquei lisonjeada em poder representar minha cidade", declarou.

Andrya já tem uma programação especial em mente. "É só saudade. Tem pessoas que tentam agregar a nossa cultura em outros Estados, mas comer na nossa terra, comer o açaí sentada na feira do Ver-O-Peso não é igual comer nos outros lugares. Com certeza não pode deixar de ir na Feira do Ver-O-Peso", afirmou.

Pará